A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou na semana passada do Worshop de Trajetórias de Descarbonização no Amazonas. O evento foi uma iniciativa do The Climate Group e executado pelo Winrock international, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), GCF Task Force e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O trabalho é financiado pela Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega (do inglês, Norways International Climate and Forest Initiative – NICFI).
O Amazonas é um dos poucos Estados da Federação que aderiram ao programa que preconiza a redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
Para o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Renato Freitas, os dados do Estado são um dos melhores relacionados à questão ambiental.
“Importante destacar que no diagnóstico dos setores impactantes na economia, o setor industrial do Amazonas é o que menos contribui para a geração de CO2 na atmosfera. Por isso, o Governo do Amazonas tem a preocupação em investir cada vez mais em políticas públicas que tragam o desenvolvimento econômico com o menor impacto possível ao meio ambiente”, destacou Renato.
A meta de descarbonização do Governo do Estado do Amazonas é da redução de dois graus na temperatura atmosférica em 2050.
Além da Sema e Sedecti, também participaram do workshop representantes da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), entre outras.
*Com informações da Sema