Dentre os principais assuntos debatidos estão o acolhimento junto aos professores e alunos da rede.
Com o objetivo envolver coordenadores distritais de educação, coordenadores adjuntos e diretores de departamento, a Secretaria de Estado de Estado de Educação e Desporto apresentou nesta sexta-feira (10/07) as principais diretrizes do “Plano de Volta às Atividades Presenciais” da rede pública estadual. Na próxima semana, o planejamento completo será apresentado a toda comunidade escolar pelo secretário de Estado de Educação, Luis Fabian Barbosa.
O encontro foi para promover discussões sobre as principais diretrizes do planejamento que está sendo construído em consonância com as recomendações de saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com base na pesquisa realizada com pais, responsáveis, professores, pedagogos e auxiliares administrativos.
Miriam Verdes, responsável pela Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7), falou sobre a importância de ouvir as demandas dos coordenadores, visto que estes lidam diretamente com a realidade das unidades escolares. “O melhor de tudo é que a secretaria tem focado nas etapas para esse retorno, além de nos dar a oportunidade de construir um projeto final para apresentar para os gestores, a fim de fundamentar a fala e organizar de forma pontual e responsável o retorno”, disse.
Além dos protocolos de saúde a pasta apresentou ainda o “Projeto de Atenção à Saúde Psicossocial dos Profissionais de Educação e Alunos da Rede Estadual”, que busca promover o acolhimento juntos aos professores e alunos da rede, através de ações de prevenção, intervenção e promoção da saúde mental.
A Secretária Executivo Adjunto da Capital, Arlete Mendonça, explicou que a instituição visa padronizar os cuidados com a saúde de toda a rede estadual. “Nós elaboramos um documento contendo um Procedimento Operacional Padrão (POP) que deverá ser adotado em todas as escolas estaduais, são protocolos de saúde física e mental, e ainda e pedagógico”, completou.
A professora Rute Lima, responsável pela Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE), falou sobre a necessidade de assegurar a integridade de alunos, professores, gestores e corpo administrativo. “Todo esse acompanhamento, todo esse direcionamento firmado de forma profícua trará a segurança necessária para o retorno dos estudantes as escolas”, finalizou.