A Secretaria de Estado de assistência social (SEAS) realizou, nesta quinta-feira (13/08), uma videoconferência sobre o Programa Bolsa Família e o cadastro único. A ação foi direcionada a gestores dos municípios de Apuí, Coari e Santa Isabel do Rio Negro. O objetivo da transmissão foi traçar metas e estratégias para que a gestão municipal possa conquistar avanços nessas áreas, ampliando o número de famílias em situação de vulnerabilidade beneficiadas em cada município.
A conversa foi transmitida pela Estação Conecta, do Programa Criança Feliz (PCF), vinculado ao Sistema Único de assistência social (Suas). A videoconferência foi coordenada pelas representantes da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e cadastro único, Ana Cláudia Soares da Rocha (SEAS), Aline Albuquerque da Cruz, da Secretaria de Estado da educação e Qualidade do ensino (SEDUC), e Joselina de Castro Serudo, da Secretaria de Estado da saúde (SUSAM). Técnicos das áreas de assistência social, saúde e educação de cada município participaram da transmissão.
Conforme a assistente social Ana Cláudia Soares da Rocha, na área da assistência, faz-se necessário que tais municípios realizem a atualização do cadastro único com a inserção de novas famílias. Na área da educação, foi reforçada a necessidade de acompanhamento de crianças e adolescentes em idade escolar.
Segundo Ana Cláudia, a ideia é fortalecer a gestão nesses municípios para que melhorem seu desempenho junto ao Ministério da Cidadania. “Nós nos colocamos à disposição dos técnicos para tirar dúvidas a fim de que façam uma gestão adequada, principalmente no tocante ao cadastro único, que reflete nas políticas públicas”, mencionou a coordenadora.
Por conta da pandemia do NOVO coronavírus, a SEAS intensificou a realização de videoconferências de maneira a dar continuidade ao trabalho de apoio técnico aos municípios.