15:02 – 17/01/2020
FOTOS: Divulgação/Seap
O sistema hidrossanitário dos pavilhões A e B do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), foi totalmente reformado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
A reforma nas instalações hidráulicas de água e esgoto teve como objetivo melhorar as condições sanitárias e de higiene no Ipat, que foram objeto de diversas recomendações dos órgãos de fiscalização nos últimos anos. “Em 2013, o sistema foi totalmente destruído após uma rebelião, gerando inúmeros problemas. Assumimos a Seap com essa grave situação e agora estamos solucionando um problema de cinco anos, afirmou o titular da Seap, coronel Vinícius Almeida.
Antes o Ipat contava com um encanamento bastante danificado, que causava transbordamento de água no shaft (abertura vertical onde passam as instalações elétricas e hidráulicas hidrossanitárias) e em parte dos respectivos pavilhões. Para que voltasse a funcionar adequadamente, foi necessário que todos os canos e tubos fossem trocados.
O próximo passo será a reforma geral do pavilhão C, incluindo o hidrossanitário. “É o último pavilhão que falta ser reformado no Ipat”, informou o diretor da unidade, Erivan Miller.
Ressocialização – A obra, que teve início no mês de dezembro, contou com a mão de obra carcerária de cinco internos da unidade. Todos foram qualificados por cursos profissionalizantes para desempenhar os trabalhos no local. Além disso, os reeducandos também receberam a supervisão técnica da equipe de manutenção e engenharia da Seap.
Os internos que participaram da obra do sistema hidrossanitário são do projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” e receberam direito à remição de um dia da pena a cada três dias de trabalho não remunerado, conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP).
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas