A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o consórcio cogestor CGPAM, realizou, nesta segunda-feira (28/09), a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Serigrafia para 15 internos do Centro de Detenção Provisório Masculino 2 (CDPM 2), localizado no Km 08, da BR-174.
No curso de serigrafia, com carga horária de 120 horas, os internos aprenderam técnicas básicas de pintura silkscreen (processo de impressão de estampas em roupas e outras superfícies), além de pinturas artísticas em telas. A capacitação faz parte do programa “Trabalhando a Liberdade”, que tem como objetivo promover a ressocialização de internos por meio do trabalho, do estudo e da qualificação profissional.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o diretor do CDPM 2, Jean Carlo Oliveira, ressaltou a importância dos cursos para que muitos internos possam realmente mudar de vida. “Tenho certeza que tudo que foi aprendido aqui será de grande valia para vocês lá fora. Desde o início da nossa caminhada, nós temos a missão de proporcionar oportunidades para que os nossos internos possam sair daqui ressocializados ou pelo menos com uma profissão”.
No evento, o secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, exaltou mais essa conquista dos internos e do sistema prisional. “É com muito orgulho que entregamos mais uma turma de formandos aqui dentro do sistema prisional. A nossa ideia é dar oportunidade para vocês e basta vocês acreditarem que a mudança é possível. Sairão daqui como profissionais, certificados, prontos para retomar a vida”, disse Gioia.
O interno Francisco das Chagas* (nome fictício) disse estar muito grato pela oportunidade. “Cada um de nós é responsável pela transformação do sistema prisional. Estamos mostrando que um futuro melhor para todos nós é possível. Cabe a cada um de nós agarrar essas oportunidades para sair daqui melhores”, comentou.
Capacitação – Junto com o encerramento do curso de Serigrafia, foi realizada a abertura de mais três cursos de capacitação profissional no CDPM 2: Barbeiro, Pedreiro e Elétrica Predial. A finalidade é profissionalizar mais 50 reeducandos da unidade.
Na ocasião, foi realizada uma dinâmica com a participação dos próprios internos, em alusão ao “Setembro Amarelo”, pela defesa e valorização da vida.