O número de pessoas contaminadas pela Covid-19 no Amazonas ultrapassou total de 20 mil, sendo 10.253 em 59 municípios do interior, segundo dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) no último domingo (17).
A fim de salvaguardar pacientes em estado grave nesses municípios, que em sua maioria não dispõem de estrutura adequada nas unidades de saúde, o deputado Saullo Vianna (PTB) apresentou requerimento solicitando aumento na disponibilidade de UTIs aéreas para remoção de modo que recebam tratamento na capital.
No documento, direcionado ao Governo do Estado, o parlamentar pede ainda que seja aumentada a capacidade de ambulâncias devidamente equipadas para atender pacientes que residem em municípios da Região Metropolitana de Manaus. Manacapuru (distante 68 km de Manaus em linha reta), Itacoatiara (distante 175 da Capital em linha reta) e Iranduba (26 km) estão entre os municípios que registraram o maior número de casos por coronavírus.
“As medidas de distanciamento social adotadas em Manaus começam a refletir positivamente com a queda no total de internações nos hospitais da rede pública preparados para atender pacientes com Covid-19. Nosso pedido é para que nossos irmãos do interior, principalmente, os que se encontram em estado mais grave da doença, possam ser removidos para Manaus o quanto antes para receber tratamento”, explicou.
Gabinete do Deputado Saullo Vianna
Texto: Assessoria do Deputado
Mahira Maia (92) 99164-2831
Foto: Samuel Costa