Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ronda Maria da Penha desenvolve ações no combate à violência contra a mulher na capital
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ronda Maria da Penha desenvolve ações no combate à violência contra a mulher na capital

10/05/2020
Compartilhar

“Quem ama protege!”. A frase pode ser curta, mas tem um grande significado para o efetivo da Unidade Operacional Ronda Maria da Penha da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que atua em Manaus como mecanismo de defesa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O programa existe há quase seis anos em Manaus, somando quase 500 mulheres atendidas por ano.
Somente no primeiro trimestre de 2020, quase 150 mulheres receberam o atendimento social, que tem como finalidade garantir a proteção da vítima e de sua família, afastando e coibindo o descumprimento de ordem judicial e realizando o encaminhamento das vítimas à Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. O programa, com base na Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, tem como diretriz coibir a violência familiar contra a mulher, por meio de ações que garantam o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPU).
A equipe é composta por 14 policiais, sendo nove mulheres, todos capacitados para atender as mais diversas demandas. As viaturas da unidade são também diferenciadas das demais por terem caracterização própria.
No final do ano passado, o governador Wilson Lima ampliou os serviços do programa Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar, para todas as zonas da capital amazonense e municípios do interior. Com a medida, os integrantes do programa passaram a realizar palestras e campanhas educativas nas escolas e comunidades, além de ações operacionais com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria e as Forças de Segurança estaduais e federais.
A iniciativa busca intensificar os mecanismos de defesa das mulheres vítimas de agressão, intensificando ações voltadas a interromper o ciclo de violência, identificar os fatores de risco, estabelecer o resgate da autoestima e a capacidade de diálogo. O trabalho é realizado em parceria com outros órgãos que interagem e formam a chamada “Rede Rosa”, atuando em conjunto no enfrentamento a este tipo de violência.
“Foi um trabalho muito complexo que desenvolvemos para conscientizar essas mulheres que toda violência contra elas deve ser denunciada, para o seu próprio bem e de suas famílias”, assinala a comandante da Unidade Maria da Penha, tenente PM Adriane.
Entre os órgãos que integram a “Rede Rosa” estão o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Polícia, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Cultura Escola de Capoeira Luta de Libertacao foto Divulgacao 2 1 1024x516 1
Governo do Amazonas

CCPA recebe ciclo de oficinas, palestras e batizados da Escola de Capoeira Luta de Libertação

18/06/2025
SEDEL Thatiana Costa e Rayllane Rosas Disputarao o Campeonato Brasileiro Sub 17 FOTO Fabio Tavares Sedel 1024x652 1
Governo do Amazonas

Atletas do Pelci disputarão Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17

18/06/2025
SEJUSC Plano Decenal da Crianca e do Adolescente FOTO Ygson Franca Sejusc 6 1024x683 1
Governo do Amazonas

Em Roraima, Sejusc apresenta políticas públicas do Amazonas na etapa regional do Plano Decenal da Criança e do Adolescente

18/06/2025
Governador Wilson Lima entrega novo pronto atendimento e servico de ressonancia 24 horas do Complexo Hospitalar Sul 1 fotos Alex Pazuello e Diego Peres Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega novo pronto atendimento e serviço de ressonância 24 horas do Complexo Hospitalar Sul

17/06/2025
Governador Wilson Lima destaca aprovacao de projetos com previsao de quase 2 mil empregos na 314a reuniao do Codam 2 foto Diego Peres Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca aprovação de projetos com previsão de quase 2 mil empregos na 314ª reunião do Codam

17/06/2025
Festival de Parintins 2025 Comercio da cidade ja esta preparado para receber turistas e torcedores 8 Otilia Goes foto Mauro Neto Secom 1024x683 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Comércio da cidade já está preparado para receber turistas e torcedores

17/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus