Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Roberto Cidade (PV) chamou a atenção do prefeito do município de Borba (distante 151 km em linha reta de Manaus), Simão Peixoto (Solidariedade), pelo descaso com o porto da cidade.
Com um vídeo apresentado em Plenário, o parlamentar demonstrou a dificuldade e risco que os moradores e visitantes enfrentam tanto para sair como entrar na cidade, por acesso ao porto.
“É lamentável a situação que o povo de Borba está vivendo com a questão do Porto. Estão improvisando tendo que passar por uma prancha, o que coloca em risco a vida de idosos, crianças e todos que precisam utilizar o porto da cidade”, criticou.
Roberto Cidade disse ainda que não dá para esperar um emenda, a qual soube que o município está esperando. Segundo ele é preciso que a prefeitura tome uma providência urgente.
“Eu soube que está prevista uma emenda para atender essa demanda, no entanto, é preciso que o prefeito autorize o serviço imediato, para atender a população, antes de acontecer alguma tragédia. Nós já soubemos de acidentes fatais aqui no porto de Manaus e não está longe de acontecer o mesmo em Borba, nas condições que se encontra o porto”, disse.
A população borbense procurou o deputado Roberto Cidade em busca de socorro, uma vez, que a administração da cidade fecha os olhos para o problema. “O embarque e desembarque das pessoas é uma grande preocupação, pois é preciso enfrentar a prancha para terem acesso às embarcações com destino a Manaus e o prefeito não faz nada”, disse.
Roberto Cidade lembrou ainda que desde o ano passado vem cobrando sobre a situação dos portos dos municípios do Amazonas e que novamente buscará o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para saber em pé estão as licitações dos portos de Borba e outros municípios.
Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Moara Cabral (92) 99242 – 8724
Foto: Evandro Seixas