Com a pandemia do novo coronavírus que atingiu o mundo em 2020, os problemas de ansiedade e depressão atingiram um número expressivo da população que precisou lidar com o distanciamento e isolamento social.
Diante desse cenário, o deputado Roberto Cidade (PV), apresentou um Projeto de Lei (PL) para regulamentar a prestação de Serviços Psicológicos realizados, por meios tecnológicos de atendimento à distância, no Estado do Amazonas.
O autor justifica que a medida já foi adotada pelas autoridades de saúde durante a pandemia e, esse serviço, é uma forma de atender com agilidade, menor custo e preservando a saúde tanto do paciente, quanto do profissional.
“A Pandemia da Covid-19 enfrentada pelo Mundo neste ano de 2020 impulsionou a saúde a procurar formas de manter o acompanhamento a seus pacientes de maneira remota, sem contato físico. Com o projeto, queremos que os 5.036 psicólogos do Amazonas, conforme dados do Conselho Federal de Psicologia, possam atender e tratar seus pacientes com segurança, agilidade e sobretudo resguardando a vida de ambos”, justificou.
Segundo o PL, a prestação de serviços psicológicos regulamentados pela Lei está condicionada à realização de um cadastro na Plataforma E-Psi no sítio eletrônico do Conselho Federal de Psicologia, que será submetido à análise da Comissão de Análise de Cadastro E-Psi do Conselho Regional de Psicologia.
Roberto Cidade destaca no projeto que, segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), 86% da população brasileira sofre com algum tipo de transtorno mental, doenças causadas, principalmente, por pressão no ambiente de trabalho e por instabilidade familiar.
Ainda segundo a OMS, outros dados apresentados mostram que 49% dos trabalhadores brasileiros já tiveram crises de ansiedade, não obstante, 44% disseram ter sofrido esgotamento mental devido ao stress profissional. Importante ressaltar que apenas 2% da população adulta brasileira recorre a Psicoterapia como forma de tratar estes problemas relacionados à saúde mental.
Diagnóstico e Tratamento da Depressão
Os problemas de saúde mental são cada vez mais comuns em todo o mundo, problemas como a ansiedade e a depressão são enfrentados por um número cada vez maior de pessoas.
Roberto Cidade desde o início do mandato tem se preocupado com a saúde mental da população amazonense. Em 2019, ele teve um PL aprovado pela Aleam que virou lei e criou a política de diagnóstico e tratamento da síndrome da depressão na rede pública de saúde, Lei Ordinária nº 4.876, de 16 de julho de 2019.
“O desconhecimento acerca da depressão leva o indivíduo a padecer duplamente, pois demora a buscar auxílio médico sofrendo então os sintomas sem o tratamento necessário, daí a importância de se identificar os sintomas e trata-los o quanto antes para evitarmos a evolução da doença, o pode levar inclusive morte”, pontuou.
Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Moara Cabral (92) 99242 – 8724
Foto: Evandro Seixas