Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Reitor recebe professores para discutir programação do centenário de nascimento da enfermeira Josephina de Mello
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
UFAM

Reitor recebe professores para discutir programação do centenário de nascimento da enfermeira Josephina de Mello

21/02/2020
Compartilhar

Últimas notícias
Por Juscelino Simões com informações da professora Nair Chase
O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, recebeu na última quarta-feira, dia 19, a visita dos professores da Ufam, Nair Chase, da Escola de Enfermagem, e Aristóteles Comte Alencar Filho, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). O motivo da visita foi avançar nas discussões sobre a comemoração do centenário de nascimento da professora da Escola de Enfermagem Josephina de Mello, em 21 de maio de 2020. O centenário envolve o lançamento de um livro bibliográfico sobre a homenageada, encerramento da Semana de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas, solenidades comemorativas na Escola, Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Municipal de Manaus.
Homenageada
A homenageada nasceu em Manaus em 21 de maio de 1920. Filha do pastor Juvêncio Paulo de Mello, e da senhora Florence Albertha de Mello, enfermeira obstétrica,   a professora Josephina Mello formou-se em enfermagem pela Universidade de São Paulo em 1947, em 1973 graduou-se bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas Universidade do Amazonas, completou mestrado em Saúde Pública pela East Tennessee State University, foi professora da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) a partir de 1955 e vice-diretora da Escola de Enfermagem de Manaus de 1961 a 1980, e  diretora de 1985 a 1989, e 1993 a 1994. Foi provedora da Santa Casa de Misericórdia de Manaus de 1962 a 1975, membro da comissão que preparou a transição do Hospital Getúlio Vargas para Hospital Universitário Getúlio Vargas.  Foi homenageada pela Associação Brasileira de Enfermagem e pela Johnson & Johnson por duas ocasiões com o Prêmio de Enfermeira do Ano em 1969/1970, em 1978 recebeu das mãos do presidente Ernesto Geisel a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz pelos relevantes serviços prestados à saúde pública brasileira.
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Universidade, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Redação Informe Manaus 21/02/2020 21/02/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
MancheteUFAM

Governo do Amazonas investe em novo modelo de gestão e informatização da coleção de peixe da Ufam

18/06/2022
DestaqueUFAM

Acadêmicos da Ufam visitam núcleo do RespirAr na Vila Olímpica

08/06/2022
DestaqueUFAM

Semana da Cultura do Café se encerra com dia de campo na Fazenda Experimental da Ufam

23/05/2022
DestaqueSaúdeUFAM

Fuam exibe aula on-line sobre assistência de enfermagem em hanseníase para estudantes da Ufam

02/06/2021
DestaqueFapeamUFAM

Projeto para modernização de coleção de peixes regionais tem apoio da Fapeam

20/05/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus