Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prosamim conclui atendimentos dos imóveis extras no igarapé do 40
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Prosamim conclui atendimentos dos imóveis extras no igarapé do 40

19/11/2020
Compartilhar

Ação abrange imóveis construídos após o levantamento das residências e o cadastramento das famílias que residem na área

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), concluiu nesta quarta-feira (18/11) o atendimento de 107 famílias que construíram imóveis extras na área de intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) no igarapé do 40. Os “extras” são os imóveis que foram construídos após o levantamento das residências e o cadastramento das famílias que residem na área.

Os cadastros no igarapé do 40 ocorreram de junho a setembro de 2019, quando foram mapeados todos os imóveis e residentes da área. Nessa fase, o programa faz a marcação de cada residência, assim como, o cadastro do responsável pelo imóvel que se encontrava no local.

Os imóveis extras foram mapeados através de levantamentos realizados pelo social do programa, entre os meses de setembro e novembro de 2020, com o objetivo de fazer o cadastro das famílias, identificar as construções e fazer o acompanhamento social dos residentes direcionando-os para as reuniões com a Comissão de Gerenciamento de Crise (Comcri).

Durante as reuniões da Comissão, são analisados os casos dos imóveis extras, bem como se busca solucionar conflitos de moradias e problemas de moradores cedidos, moradores não proprietários e proprietários não moradores.

Visitas – De acordo com a subcoordenadora do Social da UGPE, Viviane Dutra, os procedimentos para o levantamento de imóveis extras na área de intervenção são realizados por meio de visitas de sensibilização, nas quais os proprietários dos imóveis são informados que as residências foram erguidas após a conclusão do levantamento da área e são convidados a participar de uma reunião técnica com a Comcri.

“Durante as reuniões da Comcri, o programa explica as suas regras, de como ocorreu o cadastro, e as famílias tem a oportunidade de explicar o que as levou a estar nesta condição de ter construído na área de intervenção, porém sem ter o cadastro inicial. O que se tem verificado, na maioria dos casos, é desmembramento de grupos familiares e que vislumbram a oportunidade de ter a sua casa própria, e grupos de famílias em que um dos membros já foi atendido pela política habitacional do Prosamim”, conta Dutra.

A subcoordenadora do Social da UGPE ainda esclarece que as reuniões com a Comissão são pontos importantes para mapear as demandas nas áreas que o programa executa as intervenções.

“Em toda e qualquer demanda que for encontrada na área com essas características – ‘construiu, mas não tem cadastro’ –, o programa vai aplicar a Comcri e atender o que for passível de atendimento, e o que não for irá compor um banco de dados a ser remetido à Superintendência de Habitação (Suhab), visando o atendimento habitacional dessas famílias por um outro programa habitacional do Estado que não seja o Prosamim”, explica a subcoordenadora.

Embora as reuniões da Comcri referentes a este último levantamento da área do igarapé do 40 tenham sido finalizadas, o programa pode vir a realizar novas reuniões mediantes ao surgimento de novas demandas na área.

Prosamim no igarapé do 40 – Na área do igarapé do 40, o programa está executando intervenções entre as avenidas Silves e Maués, realizando a drenagem no igarapé, saneamento no local, criação de áreas verdes e de convívio social, além de obras de mobilidade urbana com uma via interligando o Distrito Industrial ao Centro.

Reassentamentos – O Governo do Estado estima que mais de 6 mil pessoas sejam beneficiadas com uma nova moradia, no igarapé do 40. Com as intervenções, o Prosamim vai retirar no total de 997 imóveis.

Serão investidos R$ 44 milhões em reassentamentos, dos quais o Governo já investiu R$ 22 milhões com os beneficiários que foram cadastrados legitimamente.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Silves
Redação Informe Manaus 19/11/2020 19/11/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas recebe reforço com posse de mais 67 aprovados em concurso

04/07/2025
Governo do Amazonas

Virada Amazônica une teatro, sustentabilidade e saberes tradicionais em Manaus e comunidades ribeirinhas

04/07/2025
Governo do Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T

04/07/2025
Governo do Amazonas

Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música brasileira e mundial

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mais de 470 entregas de cadeiras de rodas no primeiro semestre de 2025

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe recursos para apoiar a realização da 8ª Feira do Queijo de Autazes

04/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus