Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Proposta de aplicativo ‘VigiAedes’ da FVS-AM é selecionada para programa internacional
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Proposta de aplicativo ‘VigiAedes’ da FVS-AM é selecionada para programa internacional

30/03/2020
Compartilhar

A proposta de aplicativo “VigiAedes”, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foi selecionada para o programa Oceanlab#2, referente a tecnologias digitais aplicadas ao Ensino em Saúde, da empresa Samsung. O “VigiAedes” é um dos dez projetos aprovados no programa de capacitação da Oceanlab#2, que tem duração de três meses. No total, foram 33 propostas submetidas no Amazonas.
O projeto da FVS selecionado visa monitorar, em tempo real, as ações estaduais de combate ao Aedes aegypti que são realizadas pelo Programa de Brigadas contra o mosquito, presente em cerca de 500 instituições do Amazonas. O resultado da seleção foi divulgado na última quinta-feira (26/03).
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, esclarece que, por meio do aplicativo que será desenvolvido, o Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti poderá, de forma otimizada, acompanhar e monitorar as ações das equipes municipais do Amazonas em tempo real.
“A ferramenta também trará a oportunidade de consolidar as informações do programa de forma que possibilite a ampliação da iniciativa para mais órgãos, sejam eles públicos e privados”, avaliou a diretora.
Para o diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, o aplicativo vai contribuir para o monitoramento e busca da redução dos indicadores de casos de dengue no Estado. “O Amazonas é uma área endêmica para o mosquito, e a ferramenta será útil para dar suporte às ações que já fazemos para redução do risco de proliferação do Aedes aegypti nas instituições”, afirmou.
O chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM (DVA-FVS), Elder Figueira, apontou que, quando finalizado, o aplicativo “VigiAedes” poderá permitir alertar brigadistas das áreas de maior risco para a epidemia e o registro de possíveis suspeitos de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito; visando a ações de vigilância e atenção ao paciente.
“O aplicativo vai reunir as estratégias já existentes de forma atualizada, de forma que seja possível obter, em tempo real, onde há maior quantidade de focos de dengue, por exemplo”, detalhou Elder.
Brigadas contra o Aedes – O Programa de Brigadas contra o Aedes foi instituído pelo Decreto Estadual nº 36.640/2016 para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Trata-se de um grupo de pessoas de instituições formadas para realizar o controle e a eliminação de focos do mosquito, além de educação e mobilização social.
As equipes realizam inspeções semanais utilizando o checklist “10 minutos” com envio de relatórios mensais à área técnica da FVS-AM e de secretarias municipais de saúde do estado.
Oceanlab#2 – O Ocean é uma iniciativa mundial da Samsung, trazida ao Brasil, para incentivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel, utilizando plataformas e ferramentas da Samsung. O Ocean oferece gratuitamente as capacitações técnicas.
Casos das doenças – O Boletim Epidemiológico da FVS-AM sobre Arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito, aponta para 4.000 casos notificados de dengue no Amazonas até março de 2020. Os municípios com maior número de notificações são: Manaus (668), São Gabriel da Cachoeira (608), Guajará (497), Humaitá (423), Benjamin Constant (461), Jutaí (358), Carauari (268), Eirunepé (235), Tabatinga (61) e Tefé (42).
Em relação à zika, até o momento, o Amazonas tem 31 casos notificados sendo 23 em Manaus, cinco em São Gabriel da Cachoeira, e três em Novo Airão.
Já para os casos de chikungunya, o Boletim Epidemiológico da FVS-AM sobre Arboviroses apontou para 35 casos até março deste ano, em Manaus (13), Presidente Figueiredo (9), Parintins (7) e Borba (3).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Benjamin Constant, Borba, Carauari, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga
Redação Informe Manaus 30/03/2020 30/03/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Amazonense conquista a mais alta categoria da arbitragem mundial no judô

30/06/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

30/06/2025
Governo do Amazonas

‘Boi do Povo, Boi do Povão’: Boi Garantido se consagra o campeão do Festival de Parintins 2025

30/06/2025
Governo do Amazonas

Parintins 2025: ‘Água nas Torcidas’ da Cosama distribui cerca de 600 mil copos envasados durante o festival

30/06/2025
Governo do Amazonas

Escolas públicas do Amazonas encerram primeira etapa da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

30/06/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: SES-AM registra mais de 12,9 mil atendimentos de saúde, em quatro dias de apresentações no Bumbódromo

30/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus