O projeto “Nenhum a Menos” de combate à evasão escolar foi lançado nesta quarta-feira (12), na Escola Municipal Jorge Rezende, no bairro Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus, com o objetivo de reduzir o número de alunos evadidos durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. O projeto realiza uma busca ativa nos alunos infrequentes, a partir de uma parceria da comunidade com a escola.
Paralelo ao projeto, o vereador Elias Emanuel (PSDB) destinou emenda parlamentar no valor de R$ 20.000 para que a Semed possa adquirir computadores. O valor que foi designado no exercício de 2019 para um projeto de robótica que é realizado na rede municipal, agora vai servir para que os alunos não sejam prejudicados e percam seu ano letivo, garantindo que nenhum aluno fique fora das aulas on-line.
“Em 2019 o nosso objetivo era apoiar o projeto de Robótica da Semed que é implementado na Zona Leste, mas com as mudanças no ano de 2020, ocasionadas pela pandemia, agora o nosso objetivo é garantir que nenhum aluno fique sem aula”, disse Emanuel.
Qualquer pessoa pode participar do projeto, doando equipamentos que estejam em desuso na sua residência ou escritório, basta levar até a escola municipal mais próxima.
Taxa de evasão
Desde 2007 a taxa de abandono escolar na rede municipal tem decrescido de forma considerável. Se antes os dados eram superiores a 8%, na contagem de 2019 os índices estavam abaixo de 1%, que segundo Jane Silva, coordenadora do Centro Municipal de Apoio Sóciopedagógico (Cemasp), se deve ao trabalho de busca ativa que o Cemasp vem realizado periodicamente.
Durante a pandemia os dados mudaram de forma drástica. Foram mais de 10 mil alunos que não conseguiram participar das aulas em casa, o que acendeu uma luz de alerta na Secretaria Municipal de Educação que vem buscando resgatar esses estudantes, tendo sucesso com aproximadamente 6 e 500.
O projeto “Nenhum a Menos” consiste em duas etapas, a identificação e resgate dos jovens e a manutenção dos mesmos por meio de doações de equipamentos eletrônicos e de informática, uma vez que a maior causa da evasão durante a pandemia, tem sido a falta desses dispositivos.
#vereadoreliasemanuel #projetonehumamenos #estudantes #evasaoescolar #aulasonline
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Projeto ‘Nenhum a Menos’ é lançado pela Semed e emenda de Elias garante computadores apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.