Buscando estimular a criatividade dos alunos no período de isolamento social, a educadora Renata Souza idealizou o projeto “Literatura e Arte”, que promove a interatividade dos estudantes através de leituras de clássicos da literatura. A segunda edição do evento aconteceu na sexta-feira (12/06) e contou com a participação de mais de 40 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Júlia Bittencourt e estudantes do ensino médio da Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM 8), ambas localizadas na zona oeste de Manaus.
Desta vez, o tema escolhido foi “O empoderamento do negro através da literatura e da arte” e contou com uma extensa programação, com análise do filme “O menino que descobriu o vento” e palestras sobre o empoderamento negro e a música black.
De acordo com a idealizadora da ação, Renata Souza, o objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento e aprendizado regional, nacional e universal durante a quarentena. ”No contexto de pandemia, muitos estudantes acabam ficando desestimulados a estudar. Desta forma, torna-se importante a criação de um espaço onde eles possam expressar suas emoções através da arte e da literatura”, explicou.
A ação, teve, ainda, a participação dos alunos na atividade “A expressão da arte pela dança”, onde eles compartilharam vídeos com os colegas utilizando a hashtag #LITERATURAEARTE.
Concurso – A segunda edição do projeto promoveu uma premiação entre os estudantes. Eles enviaram trabalhos sobre Arte e Literatura e, ao final da atividade, os melhores desenhos serão contemplados.
Como acontece – O evento “Literatura e Arte” é realizado via grupos de aplicativos de mensagens, live no Instagram e vídeos publicados no YouTube. “A ideia é promover um encontro completamente virtual. O projeto tem pretensão de inovar em cada edição e espera alcançar alunos de outras escolas de Manaus”, completou Renata Souza.
Após a atividade, todos os vídeos são publicados na página do Instagram @literaturaearte_manaus e no YouTube.