Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projeto incentiva leitura de textos com participação dos pais nas escolas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Projeto incentiva leitura de textos com participação dos pais nas escolas

22/09/2020
Compartilhar

 
Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei de autoria da deputada Therezinha Ruiz (PSDB) instituindo o Programa de Incentivo da Literacia nas escolas estaduais, isto é, atividades envolvendo a leitura, compreensão e escrita de textos.
Segundo o Projeto de Lei nº 409/2020, a ideia é que as escolas e bibliotecas dediquem um dia de atividades que protagonizem o livro, a leitura e a escrita. “Entre as atividades podem ser contos de histórias, palestras e debates com autores, oficinas de escrita e ilustração, feiras de livro, concursos literários, doação e troca de livros, apresentação de filmes que retratem a importância da literatura, da leitura e da escrita, realização de clubes de leitura e declamação de poemas, por exemplo”, citou a deputada.
Therezinha também destaca como fundamental o envolvimento dos pais e responsáveis nestas atividades. “Com a participação dos pais e responsáveis pelos alunos, como forma de levar o hábito da leitura e da escrita para as famílias e seus lares”, afirmou.
Dados apontados pela 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e realizada pelo Ibope, mostram que que diminuiu de 56% para 52% o número de leitores no Brasil. Entre os motivos estão: falta de tempo (34%), não gosta (28%), não tem paciência (14%), prefere outras atividades (8%), tem dificuldade para ler (6%).
Por outro lado, se a quantidade de adultos com hábito da leitura diminuiu, aumentou o de crianças leitoras entre os 5 e 10 anos. O problema é que, de acordo com a pesquisa, conforme vão crescendo, as crianças abandonam o hábito de ler, por isso o projeto PODE ajudar a mudar o quadro de leitura entre os adultos no Brasil do futuro.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Danilo Mello
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputada, Deputado, Educação, Estado do Amazonas, Estado do Amazons, Prof. Therezinha Ruiz, Therezinha Ruiz
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasNoticias Capa

Projeto do Delegado Péricles que isenta a taxa de renovação de CNH para idosos a partir de 70 anos agora é Lei no Amazonas

14/12/2023
AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus