Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Projeto ‘Família Planejada’ vai reduzir tempo de espera por laqueaduras na maternidade Nazira Daou
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Projeto ‘Família Planejada’ vai reduzir tempo de espera por laqueaduras na maternidade Nazira Daou

17/07/2020
Compartilhar

O Governo do Amazonas lançou, nesta sexta-feira (17/07), na maternidade Nazira Daou, o projeto Família Planejada por meio do qual pretende realizar, pelo menos, 432 cirurgias de laqueadura até o fim do ano. O lançamento aconteceu na maternidade, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte, referência em Planejamento Reprodutivo na REDE estadual de saúde.
 Com o projeto, a Secretaria de Estado de saúde (SUSAM) objetiva reduzir o tempo de espera das mulheres que aguardam laqueadura na REDE pública. As cirurgias de rotina estão mantidas na unidade, durante a semana, e no fim de semana, haverá plantões cirúrgicos específicos a fim de acelerar os procedimentos de pacientes já marcados. As cirurgias de fim de semana iniciam já a partir deste sábado e domingo (18 e 19/07).
 Segundo o secretário de Estado de saúde Interino, Marcellus Campêlo, serão realizadas, inicialmente, 26 cirurgias por semana. De segunda a sexta-feira, serão feitas dez cirurgias, sendo duas por dia, e no fim de semana, 16 procedimentos – oito no sábado e oito no domingo. “É uma meta inicial, mas temos condições de dobrar no decorrer do projeto”, acrescenta.
Conforme a diretora da maternidade Nazira Daou, Andreia Gonçalves Castro, um dos objetivos da SUSAM é compensar as cirurgias que deixaram de ser feitas entre março e junho, por ocasião da pandemia de Covid-19, quando procedimentos eletivos foram adiados.
 “O projeto vai suprir a necessidade das laqueaduras que ficaram pendentes durante a pandemia de Covid-19. As cirurgias que ficaram pendentes nos meses de maio e junho, serão feitas durante os finais de semana e durante a semana”, garantiu.
O projeto envolve outras unidades parceiras. O Hospital/Maternidade Chapot Prevost e o Hospital Geraldo da Rocha vão ajudar com recursos humanos e equipamentos. Já as demais maternidades ficarão como retaguarda de apoio para a maternidade Nazira Daou.
 “As prioridades são as mulheres que tiveram seus procedimentos afetados por conta da pandemia e consequentemente, elas serão as primeiras da fila para as cirurgias dos finais de semana, já durante a semana, o procedimento é para quem já estava na lista regular”, acrescentou a diretora da maternidade.
Planejamento Familiar – A cirurgia de laqueadura, procedimento de esterilização para mulheres que não pretendem ou não podem mais engravidar, é garantida pelo Sistema Único de saúde (SUS). As regras para a realização estão definidas na Lei Federal n° 9.263/96, conhecida como Lei do Planejamento Familiar.
 Para estar apta, a mulher precisa ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.   A outra condição é gravidez com risco de vida para a mulher e para o feto. Mulheres que já fizeram três cesarianas podem fazer a laqueadura, já que uma nova gravidez seria de risco.
 Para quem pretende realizar o procedimento, o primeiro caminho é buscar uma unidade básica de saúde (UBS) que fará o encaminhamento ao atendimento especializado realizado no Ambulatório de Planejamento Reprodutivo da maternidade Nazira Daou.
“A gestante interessada em fazer laqueadura, que esteja dentro dos padrões previstos para que seja feito o procedimento, comparece a uma unidade básica de saúde e realiza todo o processo com a equipe multidisciplinar e se estiver dentro dos critérios, será aprovada e no momento oportuno, passará pela cirurgia”, explicou a gerente de Maternidade da SUSAM, enfermeira Maria Dalzira Pimentel.

A enfermeira ressaltou ainda que a laqueadura é um direito conquistado pelas mulheres. “O acesso à laqueadura é uma garantia legal concedida às mulheres que possuem mais de 25 anos, tenham mais de dois filhos e que desejam planejar suas famílias”, concluiu.
 Atendimento mantido-  Mesmo durante o pico da pandemia, o Ambulatório de Planejamento Reprodutivo da maternidade manteve-se funcionando para a colocação de DIU (Dispositivo Intra Uterino).
“O nosso ambulatório é tanto para planejamento reprodutivo quanto para atendimento de pré-natal de alto risco e nós não suspendemos o atendimento durante a pandemia, apenas reduzimos o número por uma questão de segurança”, afirmou a diretora.
Também foram mantidas as laqueaduras de cesarianas, aquelas em que a paciente já faz a programação durante a gravidez e realiza o procedimento no pós-parto. Ela ressalta que o serviço é referência no Amazonas e recebe demandas de outros estados da região norte, como o oeste do Pará, Rondônia e até de estrangeiras, a exemplo das venezuelanas.
Sem demora – Com 29 anos e mãe de dois filhos, a dona de casa Nayara Medeiros faz parte do grupo de 16 mulheres que passarão pelo procedimento neste final de semana. Assim como muitas mulheres, ela acreditava que o processo para realizar a laqueadura fosse mais burocrático e demorado.
 “Sempre me falaram algo como ‘é muito burocrático’, ‘talvez você  consiga devido à idade’, ‘tem que ter mais de três filhos’, então, eu vim buscar o apoio do serviço sem a esperança de que fosse conseguir, mas estou surpresa porque não demorou, mesmo com a pandemia”, comentou.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo Presente realiza 7,3 mil atendimentos em Puraquequara com mais de 30 órgãos do estado

01/02/2026
Governo do Amazonas

Fuham apresenta resultados do Dermato Saúde Amazonas e avanço no diagnóstico de hanseníase durante Janeiro Roxo 2026

01/02/2026

Governador Wilson Lima entrega equipamentos, kits e certificados em Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos durante agenda

01/02/2026
Governo do Amazonas

Cosama entrega 50 mil copos e instala pontos de hidratação no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

31/01/2026
Governo do Amazonas

Técnica de Adubação com Preparo de Áreas é tema de curso da Sepror para 20 produtores em Rio Preto da Eva

31/01/2026
Governo do Amazonas

Saúde AM Digital amplia telessaúde em Santa Isabel do Rio Negro e atende mais de 14 mil moradores

31/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus