Projeto de Lei quer assinatura presencial de idosos em contratos de empréstimo

 
Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) que torna obrigatória a assinatura presencial de idosos em contratos de empréstimo em instituições bancárias e similares. A intenção é evitar a perpetuação de crimes e o endividamento por desconhecimento das ferramentas modernas.
O PL de n° 393 de 2020 entende que muitos idosos são vítimas de estelionatários ou de funcionários mal intencionados que aproveitam-se das dificuldades de compreensão dos termos do contrato de empréstimo e de sua dificuldade na utilização dos terminais de autoatendimento. Por isso, prevê que os contratos só terão efeito a partir da assinatura presencial do contrato, por parte dos contratantes.
“Fato é que a grande maioria dos idosos enfrenta dificuldades em lidar com a tecnologia dos computadores, internet, aplicativos e outras ferramentas digitais da atualidade onde muitas vezes contraem o empréstimo a contragosto ou até sem a própria ciência do contrato”, declarou Álvaro.
 
Tramitação
 
Outros 13 Projetos encontram-se em tramitação na Aleam, entre eles, o da deputada Dra. Mayara (Progressistas), que estabelece que Planos de saúde, Hospitais e Clínicas particulares no Estado do Amazonas ofereçam teleatendimentos de todas as especialidades essenciais com vistas à qualidade de vida da pessoa com deficiência e da pessoa com Transtorno no Espectro Autista.
Também estão em fase de análise pelas comissões técnicas de Casa Legislativa os Projetos dos deputados Carlinhos Bessa (PV) que estabelece diretrizes a serem observadas pela REDE pública e privada de saúde na execução de ações de vacinação contra a Covid-19 no Estado do Amazonas e da líder do Governo, deputada Joana Darc (PL) que disciplinam a Política Estadual de Animais de Estimação Perdidos, em condição de abandono ou aptos para adoção e o embarque de animais vivos no transporte fluvial ou marítimo, com a finalidade de abate para o consumo.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Alessandro Cavalcanti
Foto: Elisa Garcia Maia