Com objetivo de contribuir na divulgação e busca de pessoas desaparecidas, o deputado Roberto Cidade (PV) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 454/2020, que propõe convênios entre o governo e empresas privadas com locais de grande circulação – como shoppings centers e casas de shows – para divulgação de imagens de desaparecidos.
O parlamentar usou dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), que registrou no ano de 2019, apenas em Manaus, 989 novos desaparecimentos. Isso representou um aumento de 21,9% em comparação ao ano anterior, quando 772 pessoas foram dadas como desaparecidas. O índice de pessoas encontradas diminuiu, de 10,3% (80 pessoas) em 2018 para apenas 4,66% (46) no ano de 2019.
“A medida apresentada é útil e eficaz”, afirma Cidade, explicando que “centenas de pessoas tem acesso a casas de shows e shoppings, aumentando o potencial de divulgação de suas informações”.
Segundo o PL seriam instalados cartazes ou telões nas praças de alimentação e principais corredores dos estabelecimentos, onde seriam divulgadas fotos e informações sobre as pessoas desaparecidas.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Danilo Mello