Assinado nesta quarta-feira (07/10), o convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) deverá reduzir em 28% o número de pacientes hospitalizados na unidade de tratamento oncológico. A redução é fruto de uma das ações do Programa Saúde Amazonas, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) com o objetivo de reestruturar e otimizar a rede de assistência no Amazonas.
Com a chegada da nova equipe do CBMAM, o atendimento poderá ir além das instalações da unidade hospitalar. Atualmente, estima-se que cerca de 60% a 70% dos pacientes que chegam até a unidade já se encontram em fase avançada do câncer, gerando uma demanda reprimida para a assistência em cuidados paliativos, quando não há mais terapêutica para cura clínica.
De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Dr. Gerson Mourão, serão designados cinco clínicos gerais que irão reforçar os atendimentos do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP), que hoje já atende cerca de 122 pacientes. Com o reforço, será possibilitada a desospitalização de 38 pacientes que hoje estão internados na FCecon.