Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Profissionais da FCecon participam de reunião virtual sobre programas de Navegação
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Profissionais da FCecon participam de reunião virtual sobre programas de Navegação

03/08/2020
Compartilhar

As diretrizes e melhorias para o funcionamento dos “Programas de Navegação nos Serviços de saúde” foram a tônica de uma reunião, que ocorreu neste domingo (02/08), por videochamada, entre médica e enfermeiras da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a supervisora de Enfermagem e Operações dos Ambulatórios do Hospital Santa Rita, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), Fernanda Pautasso.
 Na FCecon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de saúde (SUSAM), a “Navegação em Enfermagem” foi implantada em maio de 2019, no serviço de Mastologia, e beneficiou 2.158 pacientes. O projeto tem como objetivo facilitar o percurso da paciente de forma a dar andamento ao tratamento, favorecendo a entrada na instituição, o caminho que precisa percorrer para fazer uma cirurgia e exames pré-operatórios.
A coordenadora do serviço de Quimioterapia da FCecon, enfermeira Edilene Duarte Varela, pontua que o encontro virtual seguiu as orientações das autoridades sanitárias do país e do mundo, que recomendam o isolamento social como forma de conter o avanço do NOVO coronavírus (Covid-19). Na ocasião, segundo ela, discutiu-se a implantação dos Programas de Navegação nos serviços de saúde, os quais devem ser planejados e personalizados às necessidades dos pacientes.
 “Falamos sobre a personalização do serviço ao paciente por meio da Escala de Avaliação de Necessidades de Navegação (EANN), e quem PODE ou não atuar como ‘navegadora’, conforme a escala. O assunto é abordado por meio de um artigo publicado este ano por Pautasso, no qual argumenta em quais situações o paciente PODE ou não ‘navegar’”, pontua Varela, que acrescenta que o encontro contou com a presença da gerente do serviço de Mastologia, médica Hilka Espírito Santo.
Navegação em Enfermagem – De acordo com a Enfermeira Navegadora Tereza Farias, o serviço de “Navegação em Enfermagem”, na Fundação Cecon representa o acolhimento e a humanização dentro do hospital. “A reunião proporcionou um olhar ainda mais diferenciado aos pacientes que fazem uso do serviço, reforçando a funcionalidade e agilidade do mesmo”, destaca.
 Escala de Necessidade (EANN) – Conforme a enfermeira do serviço de Quimioterapia, Ellen Freitas, a escala de necessidades de navegação (EANN) será aplicada em um projeto de pesquisa na 10ª edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FCecon). Ela explica que a escala consiste em perguntas variadas feitas aos pacientes e de acordo com a resposta, o mesmo é classificado quanto à necessidade de navegação.
“Pretendemos com a pesquisa verificar o impacto do serviço de Navegação em Enfermagem na unidade hospitalar, no período da pandemia e pós-pandemia. Entendemos que é importante saber qual o nível da necessidade de navegação dos nossos pacientes para, assim, garantir um resultado acurado na pesquisa”, destaca Freitas.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima apresenta balanço e destaca primeiro transplante de fígado realizado no Hospital Delphina Aziz

03/11/2025
Governo do Amazonas

Operação Black Friday: Procon-AM inicia ações de orientação em lojas de Manaus

03/11/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas lança campanha de vacinação antecipada contra a gripe, nesta segunda-feira

03/11/2025
Governo do Amazonas

ADS promove 16 edições das Feiras de Produtos Regionais esta semana

03/11/2025
Governo do Amazonas

SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS

03/11/2025
Governo do Amazonas

Amazonas tem a menor taxa de desmatamento desde 2017, aponta Prodes

03/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus