O Projeto de Lei que institui a campanha “Julho Amarelo”, de autoria da vereadora Professora Jacqueline (Podemos), foi deliberado em sessão ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto número 254/2020 vai para aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
A campanha “Julho Amarelo” tem o objetivo de reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Em 28 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais. A ideia é que, durante todo o mês sejam divulgados canais de verificação para os casos de doenças e intensificar os riscos e prevenção das doenças.
Jacqueline destaca que a prevenção é fundamental para que os cuidados necessários sejam aplicados. “A constante higienização das mãos e alimentos agora está em evidencia na prevenção da Covid-19, mas, ainda assim, é preciso que a gente tenha uma água de qualidade, adote novos hábitos e conheça os riscos de contaminação de outras doenças como as hepatites A, B, C, D e E”, acrescenta.
Contágio
O contágio das hepatites virais pode acontecer por meio de transfusão sanguínea, relação sexual sem proteção, compartilhamento de seringas, alicates, lâminas de barbear e até escova de dente. No início do contágio, a doença não manifesta sintomas aparentes, é por isso que muitas vezes, pessoas portadoras do vírus B ou C ficam sem saber e correm o risco de evolução de doenças crônicas que podem provocar danos graves ao fígado, causando câncer e cirrose.
#vereadorajacqueline #campanha #julhoamarelo #projetodelei
Texto: Renata Paula – Assessoria da vereadora professora Jacqueline
Foto: Robervaldo Rocha- Dircom/CMM
O post Professora Jacqueline propõe campanha ‘Julho Amarelo’ apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.