O terceiro vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Professor Samuel (PL), apresentou a Mesa Diretora da Casa a Indicação 146/2020, solicitando o aumento no número de psicólogos na plataforma digital “Serviço de apoio psicológico online”, criada pela Prefeitura de Manaus, onde é ofertado o acompanhamento com profissionais da área de saúde no período de isolamento social.
A Indicação foi aprovada na CMM, durante a sessão plenária virtual desta terça-feira (12/5) e encaminhada para que a Prefeitura de Manaus estude a possibilidade de atender a sugestão. No documento, o vereador também sugere a inserção de novas plataformas digitais e a extensão do horário de atendimento até 00:00h.
Segundo o parlamentar, a proposta é de fundamental importância nesse período de pandemia do covid-19, tendo em vista o aumento diário do número de infectados e também de óbitos. O serviço pode auxiliar as famílias enlutadas, pessoas com histórico de depressão, idosos, crianças e adolescentes.
O vereador justifica a Indicação afirmando que no Brasil o número de suicídios e casos de depressão têm aumentado nesse momento. “Nos preocupamos com as famílias enlutadas, os idosos e as pessoas que estão sofrendo isoladas com essa situação mundial. Acredito que as plataformas de Instagram e Facebook podem ser usadas para ajudar essas pessoas, ofertando um acompanhamento profissional qualificado, contribuindo para evitar novas tragédias”, explica Samuel.
De acordo com o autor da proposta é provável que existam mais pessoas doentes psicologicamente do que mesmo infectadas pelo vírus. “A pandemia trouxe consigo um elemento tão devastador quanto o próprio coronavírus: o medo” defende Samuel.
Segundo o texto da justificativa da Indicação, a quarentena, período de isolamento e restrição de movimentação de pessoas, foi adotada para que nesse ciclo houvesse o menor número de pessoas infectadas. No entanto, o isolamento e a suspensão das atividades normais, inclusive a convivência com parentes e pessoas próximas, a obrigatoriedade do uso de máscaras, são medidas que alteraram a rotina da população de forma drástica, afetando diretamente o psicológico.
Além disso, as notícias diárias mostram o crescimento do número de infectados, as pessoas recebem informações sobre óbito de pessoas conhecidas e até mesmo de parentes, tudo isso tem influência direta na saúde psicológica e precisa ser acompanhado por um profissional da área.
Texto: Assessoria do vereador Professor Samuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Professor Samuel propõe aumento no número de psicólogos que atendem em plataforma digital apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.