Ao destacar o haicai, um antigo e tradicional gênero poético japonês, obra promove a integração entre Brasil e Japão
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
O diretor da Faculdade de Letras e docente de Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas, professor Cacio José Ferreira, lança, no próximo dia 1 de setembro, a obra “Inocente Céu de Cinzas – reflexo de haicais”.
A obra destaca o haikai, gênero poético japonês. O haicai é composto pela junção dos termos “hai” (brincadeira) e “kai” (realização). Trata-se de um poema curto, dividido em três versos, com 5, 7 e 5 sílabas poéticas.
Homenagem
Através da obra, o autor integra Brasil e Japão. “No livro, o Japão está representado por motivos poéticos retirados da cidade de Kagoshima, localizada na Ilha de Kyushu e o Brasil se faz presente por meio da Amazônia, região em que vivo. Do lado ocidental temos os igarapés da Amazônia, o sol de agosto, o amanhecer, o entardecer, os pingos d’água, a chuva, o arco-íris. Do lado oriental temos a orla de Kagoshima, o vulcão, as luzes, as lavas, a fina chuva e as nuvens de pó. A intenção é fazer uma grande homenagem à poesia, ao Brasil e ao Japão”, afirma o poeta e professor.
A solenidade de lançamento será na modalidade virtual e poderá ser conferida através do link meet.google.com/wpw-qdek-wja , a partir das 19h.