O corpo do professor Antonio Genivado Lira Lacerda, 47, foi velado na tarde desta sexta-feira, 17/01, na quadra da Escola Municipal Profª Francisca Pereira de Araújo, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. Pais, alunos, amigos e familiares foram prestar a última homenagem ao educador.
Genivaldo, que iria completar 48 anos no próximo dia 8 de fevereiro, era diretor da escola Francisca Pereira desde 2012. Quando o educador assumiu a gestão da unidade, a escola tinha nota de 4,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Devido ao valoroso trabalho desenvolvido com toda equipe escolar, a unidade deu um salto significativo e alcançou o primeiro lugar, nos Anos Finais, no último Ideb, com o índice de 6,5. Ao longo desses anos, tanto o professor Genivaldo quanto a escola, ganharam diversas premiações em reconhecimento aos resultados alcançados.
Mais do que números, Genivaldo levou a escola o sentimento de união, o que foi percebido pela emoção que os presentes demonstravam durante toda a celebração que contou com homenagem da fanfarra “Raio de Sol”, de professores, de gestores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, e de diversas autoridades presentes.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, estiveram presentes ao velório. O prefeito lembrou como Genivaldo era um gestor que lutava pela educação e pelos seus ideais, e um dos frutos desse trabalho pode ser medido com os resultados que a escola alcançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Quando chegamos na Prefeitura, a escola era a última em termos de Ideb, agora ela é a primeira, quando se fala de Ensino Fundamental anos finais. Ou seja, ele deixou um grande legado para a escola, para esses alunos e para os professores. Eu falei para a Kátia, como a gente substitui um campeão do Ideb, como a gente substitui um homem digno que virou um dos maiores aliados da política que a secretária Kátia e sua equipe implantaram na Semed”, questionou o prefeito.
A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, também lembrou que, apesar de não ter filhos, ele adotou a educação e fez dela sua cria. “O Genivaldo não teve filhos, mas fez da profissão dele a paternidade. Ele se dedicou para transformar toda violência que há por aí por meio da educação e mais do que todos ele acreditou que a gente só vence a violência com a educação”, afirmou.
Ela reforçou que este dia é um para que todos criem força para se dedicar mais pela mudança da situação da cidade, que se dá pela educação, e que a vida e a dedicação do Genivaldo sirvam de exemplo para não desistirmos dessa luta.
A professora Nadia Pará, que além de ter trabalhado com Genivaldo, também era sua amiga pessoal, contou que ele tinha um jeito diferente de lidar com o trabalho e com as amizades.
“Ele gostava de fazer as coisas do jeito dele e isso deu tão certo que ele conseguiu fazer a escola ganhar o prêmio de melhor Ideb de Manaus e ganhar o prêmio de melhor gestor do município. Ele tinha um modelo de direção diferente de qualquer outra escola, porque ele sabia ser amigo do aluno e também direcionava o aluno a ter disciplina. Como amigo ele era uma pessoa com o coração muito bom, ajudando as pessoas, mesmo com o gênio muito forte. Vai deixar muita saudade”, declarou.
Esse jeito dele, genioso, fez com que os estudantes da escola, como conta Ana Beatriz Costa, se esforçassem mais e buscassem os resultados, porque, de acordo com ela, era o jeito que ele tinha de mostrar que se importava com eles.
“Ele se reunia com os alunos, rezava. Ele costumava pegar no meu pé, o que foi uma coisa muito boa porque fazia isso para me incentivar a estudar. Esse era o jeito de ele se importar com os alunos. Além disso, ele ajudava bastante em atividades extraclasses, como a fanfarra, os jogos internos, as Municipíadas”.
O sepultamento do professor foi realizado no Cemitério Recanto da Paz, localizado no km 15 da AM-070.
Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054