O evento vai até dia 24 de julho e terá mais nove palestras
O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na noite da última segunda feira, 13, deu início ao I Encontro Online dos Floresteiros da Ufam. O evento é composto por uma série de dez palestras sobre temas relevantes para a área.
A primeira palestra foi ministrada pelo perito do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), engenheiro florestal Thiago Valente, e abordou a ‘Perícia Ambiental: A importância do conhecimento da Engenharia Florestal para a elucidação de crimes’. Na oportunidade, o engenheiro desmistificou o imaginário popular em torno da perícia e tratou dos principais desafios que o engenheiro florestal encontra na área da perícia como legislação ambiental, unidades de conservação, incêndios florestais, exploração ilegal de madeira, desmatamento ilegal, avaliação e valoração de danos, indústria de base florestal, dentre outros.
As demais palestras podem ser acessadas AQUI.
Solenidade
O reitor Sylvio Puga, durante a abertura do Encontro, lembrou que apesar do momento delicado de pandemia, a Ufam segue produzindo conhecimento. “Eventos que envolvem Ciências Florestais como o I Encontro Online dos Floresteiros da Ufam são fundamentais neste momento em que a Amazônia é considerada estratégica não só para o Brasil, mas para o mundo. O curso conseguiu reunir especialistas de vários lugares do país, docentes, discentes e comunidade em geral para tratar dos temas desafiadores da área”, enfatizou o reitor.
Além do reitor da Ufam, fizeram parte da mesa de abertura o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professor Francisco Adilson dos Santos Hara, o chefe de Departamento de Ciências Florestais, docente Nabor da Silva Pio e a coordenadora do curso de Engenharia Florestal, professora Narrúbia Oliveira de Almeida Martins.
O certificado do I Encontro Online dos Floresteiros da Ufam poderá ser aproveitado como atividade complementar. Para mais informações, acesse o Instagram @floresteiros_ufam ou enviar e-mail para [email protected].
Programação ( às 18h, horário de Brasília)
-14 de julho – Perspectivas de uso da dendrocronologia
Palestrante: Francisco Mady
-15 de julho – Do extrativismo a bioeconomia da floresta
Palestrante: Marcelo Cortez
-16 de julho – Identificação de árvores em inventários florestais
Palestrante: Gracilda Ferreira
-17 de julho – Agrobiodiversidade para adaptação climática e suas aplicações florestais
Palestrante: Kauê de Sousa
-20 de julho – Tolerando o intolerável, sobrevivendo em condições adversas
Palestrante: Rogério Fonseca
-21 de julho – Legislação socioambiental: perspectivas do direito florestal na Amazônia brasileira
Palestrante: Jeferson Almeida
-22 de julho – Animais venenosos da Amazônia – Treinamento para engenheiros florestais
Palestrante: Igor Gouveia
-23 de julho – Uso das geotecnologias no monitoramento ambiental
Palestrante: Newton Monteiro
-24 de julho – Caminhos a trilhar para intercâmbio e pós-graduação no exterior
Palestrantes: Leda Brasil, Bruna Santos, Danielle Lopes, Dina Picanço, Isys Silva, João Diego