Por Juscelino SimõesEquipe Ascom Ufam
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) realizou nesta segunda-feira, 13, por meio do Youtube, com apoio da SBPC/AM, o lançamento do ‘Dossiê temático da Revista Amazônida com o tema – Faculdades e Centros de Educação histórias e memórias de instituições superiores de formação de professores’, do PPGE. O lançamento faz parte de inúmeros eventos organizados para comemorar os 50 anos da Faced e marca uma nova etapa de publicações de artigos sobre a área da educação, abrindo um espaço referencial a novas pesquisas.
A mesa virtual foi composta pelos professores Alberto Damasceno da Universidade Federal do Pará (UFPA), Claudemir de Quadros da Universidade Federal de Santa Maria do Rio Grande do Sul (UFSM), Maria José Méndez e Luis Páez da Universidad Nacional de Tierra del Fuego da Argentina, Raimundo Nonato Neto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Sonia Maria Lopes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a estudante de Pedagogia da UFPA, Jamylle Maia. A mediação do evento foi da professora do PPGE e da Faced, Fabiane Maia Garcia, e do professor da Faced, Fábio Souza Lima.
A presente edição da Revista do PPGE traz ao público narrativas históricas de diferentes instituições que ajudaram a construir a história da educação brasileira. O leitor tem à disposição cerca de 15 artigos que narram como se configurou o processo histórico dessas instituições e a trajetória da educação em várias regiões do Brasil e da América do Sul. O evento reuniu alguns desses pesquisadores que expuseram esse processo e sua importante contribuição na formação de profissionais da educação. Uma das questões levantadas pela maioria dos pesquisadores foi a incipiente preservação de documentos históricos referentes à educação.
“A Revista Amazônida é parte de um conjunto de outras atividades de melhoria dos Programas de Pós-graduação na Ufam. Estamos no formato online desde 2016 e esse dossiê qualifica ainda mais nossa Revista, pois reúne pesquisadores de diferentes regiões e países. Nosso desafio atual é tornar o periódico no formato online tão influente quanto o formato impresso, pois o resultado das pesquisas, presentes nos artigos da Revista Amazônida, devem fundamentar e orientar outros estudos da área de educação com a presença constante nas referências dos novos estudos”, afirmou a professora Fabiane Maia.
O professor da Faced e responsável pela edição especial, Fábio Souza Lima, destacou a atual degradação da profissão docente e a edição especial com inúmeros artigos sobre a história das instituições de educação. “O momento do jubileu da Faculdade de Educação deveria ser, portanto, o de mais pura festividade pelo trabalho realizado. Contudo, o contexto atual da educação no Brasil inspira problematizações e necessita da participação de seus especialistas nos debates. São temas como a contínua degradação da profissão docente, diminuição do seu prestígio junto à sociedade, sua composição salarial, suas condições de trabalho, a pressão privada e de determinados gestores públicos por mais e mais EaD na formação básica e superior sem estruturação específica, entre outras, que podem ser encontradas nos artigos que a edição especial põe à disposição do público”, destacou Fábio Lima.
Acesse aqui a Revista Amazônida.