Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: População volta a frequentar parques do Prosamim
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

População volta a frequentar parques do Prosamim

27/07/2020
Compartilhar

Esses locais estão em fase final de reforma, conforme determinação do Governo do Estado
Espaços com iluminação pública em LED, quadras poliesportivas, pistas de caminhada e de skate, ciclovias, áreas verde e de convívio social revitalizadas são atrativos para o retorno de famílias aos parques urbanos construídos pelo programa social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Esses equipamentos públicos estão em fase final de reforma, conforme determinação do Governo do Estado.
A reforma dos espaços construídos há pelo menos uma década foi anunciada, em 2019, pelo governador Wilson Lima. A finalidade da medida era reverter a situação em que se encontravam devido ao desgaste por conta do tempo, falta de manutenção periódica, mau uso e, inclusive, a ações de vandalismo e práticas de violência, como roubos e furtos.
No total, sete parques estão sendo contemplados com reformas, que já estão beneficiando a população do entorno dessas áreas, com a entrega de alguns trechos dos espaços. Em todos eles, o serviço de reforma está em fase final.
O aposentado Nelson Azevedo, 58, afirmou que as famílias do entorno da avenida Beira Rio, via que corta os bairros do Educandos, Santa Luzia e Morro da Liberdade, não frequentavam mais o calçadão construído pelo Prosamim.
“As famílias não frequentavam mais o calçadão devido aos espaços estarem escuros porque os fios de iluminação pública foram furtados. As quadras escuras foram deixando de ser frequentadas e aos poucos, o espaço foi sendo tomado por usuários de droga e delinquentes. A única área que ainda recebia grupos de jovens era a pista de skate que, mesmo necessitando de alguns reparos, era frequentada”, recorda.
Nelson comenta que, há muito tempo, não se via todos os postes de iluminação pública do espaço com as luzes acesas e tantas pessoas nas quadras e no calçadão. “Você observa famílias com crianças, todas as quadras ocupadas, uns jogando futebol de areia e outros futsal, e ainda tem gente fazendo funcional e jogando vôlei”, destaca o morador, o qual disse estar muito satisfeito com a revitalização do espaço.
A estudante de enfermagem, Isabela Novaes, 31, moradora da rua Major Gabriel, afirma que a reforma do parque Paulo Jacob ficou muito bonita e que a decisão de cercar o parque e estabelecer horário limite de funcionamento é positiva. “Eu achei ótimo o parque cercado e com a possibilidade de fechar o espaço porque, durante a madrugada, o parque era tomado por usuários de drogas e vândalos. Nós dormíamos com o parque de um jeito e quando acordávamos, estava tudo pichado, eu sei porque atravessava o parque todos os dias”, destacou a estudante.
Parques tradicionais – Os parques urbanos Paulo Jacob, localizado na rua igarapé de Manaus, no centro da cidade, assim como a raça pública Elza Simões, vizinha ao parque Jefferson Peres, na avenida Sete de Setembro, já tiveram suas obras concluídas e foram reinaugurados pelo governador Wilson Lima. Estes espaços revitalizados estão fechados devido às medidas de combate à Covid-19.
  Governo corrige passivo histórico –  O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil, Marcellus Campêlo, afirma que o Governo do Estado, liderado pelo governador Wilson Lima, vem corrigindo dois passivos históricos do Prosamim com a reforma dos parques.
“O Prosamim, durante seus quase 15 anos de existência, contemplou a cidade com grandes residenciais, sistemas de esgotamento sanitário, grandes obras de infraestrutura, mobilidade urbana e seus tradicionais parques urbanos e praças. Só que o programa construiu as áreas, não fez o repasse desses espaços para a administração municipal, ocasionando a falta de manutenção periódica, como ações de limpeza e reparo nos equipamentos públicos que, com o passar do tempo, naturalmente vão precisando”, explicou Campêlo.
O coordenador reitera que as reformas desses espaços eram necessárias para fazer o repasse dessas áreas ao Poder Municipal. “Por determinação do governador Wilson Lima, fomos em busca de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para reformarmos os sete parques urbanos e finalmente, repassarmos a responsabilidade da manutenção dessas áreas para a prefeitura da cidade. Formalizamos uma série de parcerias institucionais com órgãos municipais, a fim de auxiliarmos essas secretarias com a estrutura necessária para manterem a administração desses parques e praças”, finalizou.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Coronavírus, COVID, Covid-19, Drogas, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Polícia
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

RecuperaFone: Mais de 800 celulares aguardam pelos donos em mutirão da SSP-AM

28/08/2025
Governo do Amazonas

Agosto Lilás: FVS-RCP destaca aumento nas notificações e fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Amazonas

28/08/2025
Governo do Amazonas

Prosamin+: Governo do Amazonas reassenta mais 26 famílias da comunidade da Sharp, na zona leste de Manaus

28/08/2025
Governo do Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Rodovia AM-070 oferece trajeto curto e eficiente para turistas e a população durante o evento

28/08/2025
Governo do Amazonas

Cigás avança com obras do Gasoduto UTE Manaus 1 e adota medidas para minimizar impactos

28/08/2025
Governo do Amazonas

Festival de Ciranda de Manacapuru: Pela primeira vez, evento terá atração nacional e shows regionais

28/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus