Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Política Estadual de Saúde Bucal é aprovada pelo Conselho representativo da área
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Política Estadual de Saúde Bucal é aprovada pelo Conselho representativo da área

24/11/2020
Compartilhar

O Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM) aprovou, nesta terça-feira (24/11), a Política Estadual de Saúde Bucal do Amazonas. O projeto apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), durante a 335ª Reunião e 266ª Ordinária do Conselho, está entre as ações do Programa Saúde Amazonas e visa orientar o processo de gestão para a área, com foco no cofinanciamento pelo Estado aos municípios para o fortalecimento do trabalho em rede e melhoria na assistência e prevenção.
 O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, que presidiu a reunião realizada no auditório da SES-AM, considerou a aprovação um marco para o Amazonas que, pela primeira vez, terá uma política estabelecida para a Saúde Bucal.
 “O que muda é que, agora, o estado do Amazonas tem um norte em relação à Saúde Bucal. Existe a política nacional, que já é antiga e o estado do Amazonas estava atrasado. O primeiro passo para desenvolvermos ações, projetos e atividades em relação à assistência é ter uma política definida. Então, na Saúde Bucal, hoje, é um dia histórico porque o Conselho Estadual de Saúde exerceu o seu papel de entidade máxima, na saúde do Amazonas, aprovando uma política de saúde que tem seis grandes  eixos de atuação”, afirmou.
Os seis eixos do projeto são: Fortalecimento das Ações da Atenção Primária na Promoção à Saúde Bucal e Prevenção a Agravos e Doenças; Ampliação e Qualificação da Atenção Especializada e Hospitalar; Regionalização, Construção e Implementação de Redes de Atenção; Gestão de Pessoas, Trabalho e Educação Permanente em Saúde; Monitoramento, Avaliação e Indicadores e Financiamento.  A aprovação foi com ressalvas, uma vez que a Coordenação Estadual de Saúde Bucal deverá apresentar, na próxima reunião do Conselho, detalhes do plano, como orçamentos e prazos.
O coordenador estadual de Saúde Bucal da SES-AM, Robson Roberto Vidal, comemorou a aprovação da política, que agora também passará pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). “É um avanço no fortalecimento da nossa Saúde Bucal e o beneficiário de tudo isso é a população, que vai ser muito melhor atendida, porque a gente vai conseguir melhorar muito nossos serviços na capital e no interior”.
 Policlínica Gilberto Mestrinho – A ação, elogiada pelos conselheiros, de incorporação de profissionais de saúde do quadro de recursos humanos do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) à Policlínica Gilberto Mestrinho foi outro destaque da reunião do CES nesta terça-feira.
A secretária executiva adjunta de Atenção Especializada da Capital, Marcia Murad, apresentou o planejamento feito para a retomada e ampliação de serviços na policlínica. De acordo com o projeto, a incorporação de profissionais de saúde do quadro do CBMAM ao quadro da policlínica irá ampliar de cerca de 9,5 mil para 24,9 mil a oferta de consultas e procedimentos na unidade.
 Também foi apresentado para apreciação dos conselheiros o Plano de Ação da Coordenação Estadual de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais para 2021.  O plano, apresentado pela coordenadora Vanessa Homobono, será encaminhado à Câmara Técnica Planejamento e Finanças.
Ainda na reunião, a Comissão Técnica de Planejamento, Orçamento e Finanças do CES apresentou o parecer sobre o novo Manual de Procedimentos do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O relatório será devolvido para a SES-AM que deverá avaliar as considerações dos conselheiros.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Bombeiros, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Redação Informe Manaus 24/11/2020 24/11/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia edital com mais de 11 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação pelo Cetam

04/07/2025
Governo do Amazonas

Em Lábrea, Governo do Amazonas entrega R$ 98 mil em crédito rural a agricultores e pescadores

04/07/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM entrega 30 kits de segurança para mototaxistas no município de Lábrea

04/07/2025
Governo do Amazonas

Graffita Educandos: Arte urbana e cultura hip hop transformam o bairro Educandos em julho

04/07/2025
Governo do Amazonas

Afeam realiza ação do programa Limpa Crédito em Manacapuru entre os dias 7 e 11 de julho

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima realiza entregas e investimentos promissores para setor social de Lábrea

04/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus