Policiais militares do 8º Grupamento da Polícia Militar (GPM), por meio da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), detiveram, na noite de sexta-feira (1º/05) e na noite desta segunda-feira (04/05), três homens por tentativa de homicídio e posse ilegal de arma de fogo no município de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus). Com um dos infratores, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 16.
Os policiais atuavam na Operação Sentinelas do Amazonas II, na noite da última sexta-feira, quando receberam denúncia anônima informando que estaria ocorrendo uma briga no bairro Turrufão. Ao chegar ao local, os policiais ouviram um disparo de arma de fogo. Os policiais fizeram cerco para deter o suspeito, porém ele pulou no lago e conseguiu fugir.
Dois homens envolvidos na briga foram detidos e informaram que estavam bebendo, juntamente com o autor do disparo. Eles disseram que uma discussão havia iniciado e que a vítima teria agredido com um soco o autor do disparo, que foi até sua casa, pegou a espingarda e voltou ao local para se vingar, efetuando um disparo contra seu agressor. Os dois homens detidos foram conduzidos à 67ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) para os procedimentos legais.
Já na noite de segunda-feira, o autor do disparo se apresentou na delegacia e disse ter escondido a espingarda em uma área de mata alagada, nos fundos de sua residência. Os policiais foram até o local e, durante as buscas, encontraram a arma. O suspeito foi detido e conduzido novamente até a delegacia, para os procedimentos legais.