Policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), detiveram na noite da última terça-feira (21/07), um homem que transportava madeira ilegal, na avenida Torquato Tapajós, zona norte de Manaus.
A equipe policial realizou, por volta das 18h30, abordagem a um caminhão de cor branca, do tipo caçamba e placa CPH-6211, que transitava pela avenida Torquato Tapajós. Durante a revista no veículo, a guarnição constatou, por meio de cubagem, que o caminhão levava aproximadamente 7 metros cúbicos de madeira serrada.
Questionado pelos policiais sobre a procedência e legalidade do material, o motorista informou que não possuía Documento de Origem Florestal (DOF), caracterizando assim a irregularidade da carga como crime ambiental.
Diante dos fatos, o condutor do veículo foi encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais. A ação foi configurada como transporte ilegal de madeira.
O Comando e o Batalhão de Policiamento Ambiental orientam a todos que vender, transportar, guardar ou expor a venda madeira serrada sem a devida licença, é Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas em Lei.