Na noite do domingo (15/03), a guarnição de serviço do 1º Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Alvarães deteve dois homens, de 20 e 26 anos de idade, suspeitos de promover desordem e confusão generalizada em uma avenida daquele município, situado a 531 quilômetros de Manaus.
A ação ocorreu por volta das 20h do domingo, quando a equipe policial recebeu a informação de que uma briga generalizada estaria ocorrendo na avenida 7 de Setembro, Centro da cidade, para onde a equipe se deslocou. Ao chegar ao local, os policiais militares se depararam com aproximadamente 30 pessoas ao longo da avenida, onde havia casas com janelas e vidraças depredadas, paus e pedras espalhadas pelas calçadas e no asfalto, e uma confusão entre um grupo de revoltosos, que discutiam e se agrediam.
Após conter os ânimos, os policiais militares efetuaram a detenção de dois homens, indicados como pivôs da confusão. Os dois resistiram à detenção, mas foram dominados e, por estarem feridos em decorrência do conflito, foram conduzidos para o hospital do município.
Após o atendimento médico, os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Alvarães, para os devidos esclarecimentos, por parte da autoridade de plantão, com relação a promoção de desordem, ameaças, danos ao patrimônio público e privado e associação criminosa.