Ao longo do período da pandemia de Covid-19, a cúpula da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da delegada-geral Emília Ferraz e do delegado-geral adjunto Tarson Yuri Soares, juntamente com a diretora do Departamento de Controle e Avaliação (DCA), delegada Alynne Siqueira, vêm alinhando medidas e procedimentos de prevenção para melhor atender, orientar, dar suporte e acolhimento psicológico a todos os servidores da instituição, bem como aos familiares destes, neste momento de vulnerabilidade, reclusão social e perda de entes queridos pela doença, causada pelo novo coronavírus.
De acordo com a diretora do DCA, uma das medidas adotadas pela cúpula da PC-AM para este período de distanciamento social é o acolhimento do servidor, por meio de orientação e atendimento assistencial e psicológico. Estes serviços têm sido executados via telefone, e-mail, e, em alguns casos extremos, presencial, utilizando todos os equipamentos de proteção.
“Neste período difícil de pandemia, temos intensificado nossos serviços trabalhando os sete dias da semana, em quase todos os horários, buscando atender em tempo hábil nossos colegas que estão necessitando de orientação sobre grupos de risco, laudos e atestados médicos, e, principalmente, apoio psicológico. Devido ao método utilizado para esse atendimento, alguns profissionais de nossa equipe também têm trabalhado em regime home office”, detalhou Alynne Siqueira.
Ainda de acordo com a diretora do DCA, outro método adotado pela instituição para ajudar na imunização dos servidores para o Covid-19, e que contou também com o total comprometimento das equipes do Departamento, foi a campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1, voltada primeiramente para policiais civis. A ação foi realizada por meio do sistema de “drive-thru” e teve início no dia 27 de abril, no prédio da Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. A ação se estendeu, ainda, aos comissionados e colaboradores terceirizados da instituição.
Por fim, Alynne informou que as equipes do departamento também estão preparadas para ajudar na orientação de acesso ao aplicativo Sasi, ferramenta utilizada pelo Governo do Amazonas. No sistema, é possível encontrar uma área exclusiva de atendimento aos policiais civis do Estado. O aplicativo possui um atalho que direciona uma mensagem para o DCA, que poderá disponibilizar um serviço de auxílio médico, assim como pode ser incorporado um formulário padrão para pré-identificação ou até mesmo um agendamento para realizar o exame de detecção do servidor.
“O aplicativo Sasi está disponível para download gratuito nas plataformas digitais App Store (iOS) e Google Play (Android). Nele, o policial civil deve solicitar o código de ativação junto ao DCA para utilizar os serviços. Se preferir falar com nossa equipe por e-mail, basta mandar mensagem para o endereço eletrônico [email protected] ou ligar para (92) 3214-2243”, reforçou a delegada.