A equipe de investigação do 18° Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando da delegada-geral Emília Ferraz e do delegado Ricardo Cunha, titular da unidade policial, deflagrou ação nesta quarta-feira (03/06), por volta das 14h, que resultou na prisão em flagrante de Edicléia Almeida da Rocha, 18, e Humberto Menezes de Sá, 28. Com eles, os policiais apreenderam armas de fogo, drogas e munições em uma comunidade, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.
O resultado da operação foi divulgado ainda nesta quarta, às 16h30, durante coletiva de imprensa realizada no prédio do 18° DIP, no bairro Novo Israel, zona norte da capital. De acordo com a autoridade policial, as diligências tiveram início após denúncias anônimas feitas na própria delegacia, informando que a dupla estava comercializando substâncias entorpecentes e se intitulava dona da comunidade conhecida como Celebridade da Torquato, na rodovia Vidal de Mendonça, bairro Colônia Terra Nova.
“Com base nas informações repassadas, iniciamos as investigações para identificar as pessoas envolvidas e descobrimos que, na tarde desta quarta, eles estariam armazenando grande quantidade de armas de fogo, drogas e munições de uma organização criminosa que atua na cidade”, explicou o delegado.
O titular do 18° DIP relatou, ainda, que foi realizada a abordagem em Edicléia, porém, Humberto tentou empreender fuga, mas foi preso ainda no local. Eles confessaram que fazem parte de uma organização criminosa e que a função deles seria de armazenar esse material para posteriormente serem distribuídos na capital.
“Ambos já possuem passagens pela polícia. Humberto já responde por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, inclusive, ele está fazendo uso de tornozeleira eletrônica e respondendo ao processo em liberdade”, disse Cunha.
Apreensões – No local, as equipes apreenderam quatro carabinas, sendo duas calibre 22, uma calibre 44 e outra 38; uma pistola 9 milímetros; um revólver calibre 32 e uma escopeta calibre 12. Também foram apreendidas 67 munições de calibre 22, 11 munições de calibre 38, seis cartuchos, três carregadores de pistola e dois coletes balísticos. Os policiais encontraram, também, 151 trouxinhas de oxi, 40 trouxinhas de cocaína e cinco porções de maconha.
Procedimentos – Edicléia e Humberto foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, posse e porte irregular de arma de fogo de uso permitido e restrito. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, eles serão encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde deverão passar por audiência de custódia por videoconferência.