Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Pleno do TCE aprova convocação do secretário da Sefaz e titular da Cigás
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

Pleno do TCE aprova convocação do secretário da Sefaz e titular da Cigás

01/07/2020
Compartilhar

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aprovou, nesta quarta-feira (1º), a convocação do secretário da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio, e do diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), René Levy, em data a ser estipulada pelo Pleno do TCE-AM, para esclarecer dados sobre a distribuição do gás no Amazonas. 

A convocação foi aprovada após o presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello, informar que após a Comissão formada pelo Governo e da qual o TCE-AM faz parte para estudar a questão e chegar consenso sobre uma nova minuta de um Projeto de Lei, a Sefaz propôs a realização de audiências públicas com todos os municípios envolvidos.

“Foi feita uma proposta na Comissão para que ouvisse todos os municípios em audiência pública. Ora, se já foram feitos tantos estudos pelo Governo, pelo Tribunal de Contas, pela Assembleia Legislativa, esses municípios serão inteiramente beneficiados. Está tudo maduro para chegarmos a um entendimento e vem agora essa proposta para ouvir os municípios. Vejo isso com uma situação para protelar a questão”, ressaltou o presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello.
 

A proposta de convocação foi feita pelo relator das contas da Cigás, conselheiro Ari Moutinho Júnior, e acatada por unanimidade pelos membros do TCE-AM, após os relatos do presidente da Corte de Contas.

“A forma deselegante e desrespeitosa que o secretário da Fazenda trata o Tribunal é algo assustador. Até hoje não disseram quanto foi efetivamente recebido pelo Estado nos últimos 5 anos de distribuição de lucros da Cigás, quanto efetivamente o sócio da Cigás recebeu. São questões simples. É um Governo que não aparece quem manda, é assustador”, afirmou o conselheiro Ari Moutinho Júnior, ao ressaltar que a convocação é para que o secretário e o titular da Cigás apresentem dados ao TCE-AM.Consulta pública
Em abril deste ano, o TCE-AM fez uma consulta pública a manifestação de cidadãos, lideranças e movimentos sociais organizados, bem como entidades representativas dos segmentos econômicos para discutir a abertura do mercado do gás no Amazonas.Os dados foram compilados, disponibilizados à Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) – que aprovou uma nova lei que amplia o mercado de comercialização do gás, permitindo participar do comércio, por meio de licitação, terceiros do setor privado. No entanto, a lei foi vetada pelo Governo.
Aprovaram a convocação sugerida pelo conselheiro Ari Moutinho Júnior os conselheiros Júlio Pinheiro, Érico Desterro, Josué Filho, Yara Lins dos Santos e o conselheiro-substituto Mário Filho. O conselheiro-presidente Mario de Mello conduziu a votação e manifestou-se favorável.

…

Texto: Camila Carvalho​   Edição: Elvis Chaves

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Estado do Amazonas, Justiça, TCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Redação Informe Manaus 01/07/2020 01/07/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Presidente do TCE-AM prestigia posse do ministro Mauro Campbell como Corregedor Nacional de Justiça

03/09/2024

Auditor do TCE-AM suspende concurso da Câmara Municipal por indícios de irregularidades

02/09/2024

TCE-AM e MP-AM firmam parceria para fortalecer a fiscalização do sistema prisional do AM

02/09/2024

TCE-AM reprova contas e multa ex-presidente da Câmara de Jutaí em R$ 20 mil

02/09/2024

Presidente do TCE-AM entrega kits aos servidores-atletas da OTC 2024

02/09/2024

Conselheira-Presidente do TCE-AM participa de posse da nova diretoria da ASTC

28/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus