O primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, após pegar Covid-19 afirmou que essa é a era de ouro do ciclismo, e Manaus que foi um epicentro da doença no Brasil, começa a colocar em prática os projetos de mobilidade urbana que irão transformar em definitivo as formas de se locomover na cidade.
Se no Reino Unido, um pacote bilionário foi lançado para o incentivo ao ciclismo, em Manaus, a prefeitura anunciou um investimento de pouco mais de R$ 6 milhões que serão utilizados na implementação de ciclovias e ciclofaixas em diversos pontos da cidade, integrando a bicicleta a outros modais como o ônibus.
A avenida das Torres é uma das obras mais aguardadas. Após uma faixa recreativa ter sido pintada, muitos manauaras ficaram intrigados sobre como seria feita essa inclusão do modal.
Segundo o projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a ciclovia terá sete quilômetros de extensão e será construída no canteiro central da avenida José Lindoso. Para Nádia Aguiar, do movimento Pedala Manaus, é necessário pensar também na segurança, uma vez que a avenida possui muitos retornos, podendo causar acidentes entre motoristas e ciclistas, caso, não seja feita uma sinalização adequada.
“A nossa principal preocupação é a segurança do ciclista. É ótimo ter uma estrutura cicloviária cada vez melhor, mas como ela não é ampla, é importante que se pense na segurança do ciclista ao entrar na ciclovia”, disse Aguiar.
O movimento também realizou pequenas intervenções no projeto oficial que serão implementadas como arborização para o conforto térmico de quem pedala.
“A ideia do movimento, com o olhar de quem pedala, apresente para o poder público as dificuldades”.
O vereador Elias Emanuel (PSDB) que foi relator do Plano de Mobilidade Urbana aprovado em 2015, acredita que esse é um projeto de futuro e que o prefeito Arthur está deixando um legado para os próximos prefeitos dar continuidade.
“A iniciativa do prefeito Arthur é algo que vai obrigar os próximos prefeitos a dar continuidade. Modais sustentáveis são o futuro e países do primeiro mundo já tem adotado essa alternativa, Manaus sai na frente ao investir no modal com qualidade na infraestrutura, dando segurança para quem utiliza a bicicleta”, concluiu o parlamentar.
#eliasemanuel #mobilidadeurbana #pedalamanaus #avenidadastorres #ciclovia
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
—
O post PlanMob retoma à pauta e Pedala Manaus intervém nos projetos ciclísticos das Torres apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.