Foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e encaminhado para a sanção do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o Projeto de Lei (PL) 088/2020, de autoria do vereador professor Fransuá (PV), que declara a Igreja de São Sebastião, localizada no Largo de São Sebastião, centro histórico, como patrimônio cultural de natureza material de Manaus.
De acordo com o texto do PL, a igreja de São Sebastião é uma das mais antigas de Manaus, com 131 anos de atuação na área religiosa, além de ser uma construção histórica, que deve ser preservada para as próximas gerações.
“A Igreja de São Sebastião é uma das construções mais antigas de Manaus, é reconhecida tanto por quem mora aqui como por quem vem nos visitar como um ponto turístico, um local com história e que precisa ser preservado para as próximas gerações. Por isso tive o cuidado de apresentar esse projeto, que foi aprovado na casa e será sancionado pelo prefeito”, explica Fransuá.
A igreja está localizada na rua Dez de Julho, em frente ao Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. Teve origem em uma pequena capela, construída pelos fieis da irmandade de São Sebastião. Com o tempo o número de fieis aumentou e verificou-se a necessidade de acomodá-los melhor. A irmandade decidiu construir um novo templo, que foi inaugurado em 1888 e continua em funcionamento até hoje, com missas diárias, todos os dias da semana.
Antes de ser aprovado em plenário, o Projeto de Lei foi analisado e aprovado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação e na de Cultura e Patrimônio Histórico.
#fransua #patrimonio #igreja #saosebastiao
Texto: Francismar Lopes – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post PL de Fransuá que declara a Igreja de São Sebastião patrimônio cultural segue para sanção apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.