Na manhã desta sexta-feira (09/10), a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) foi palco de uma ação para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença é crônica e, também, é a que mais mata mulheres no mundo, sendo a terceira maior neoplasia causadora de câncer no Amazonas.
A campanha mundial do Outubro Rosa busca conscientizar a população, em especial o público feminino, em relação ao câncer de mama através do diagnóstico precoce. O símbolo da ação é representado por um laço da cor rosa que faz alusão ao nome da campanha.
Alerta
Maria Auxiliadora Aires de Souza, 56, que é assessora da Procuradoria do Pessoal Temporário (PPT), perdeu uma irmã para a doença no ano passado. Segundo ela, não haviam casos anteriores de câncer na família. “Ela descobriu a doença quando já estava em estado avançado, e, logo depois, passou pelo tratamento de quimioterapia e, durante três anos, ficou tomando remédios, mas não resistiu e faleceu”, disse emocionada.
Ainda de acordo com a servidora, mulheres acima de 40 anos precisam fazer exames anualmente para evitar possíveis casos graves. “Previnam-se e se preocupem com a sua vida. Faça o exame, mesmo não gostando da ideia”, afirmou.
No Amazonas, de acordo com dados da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), de janeiro a agosto deste ano, 157 mulheres foram a óbito devido ao câncer de mama.
Prevenção
Por sua vez, a procuradora Ingrid Khamylla de Sousa, chefe da assessoria especial da PGE-AM, defende que a prevenção é sempre melhor que o combate. “Apesar de ser um mês de campanha, ele chama atenção para um cuidado que tem que ser constante e anual com a saúde. É bom você ter a chance de buscar tratamento, evitar casos graves e insatisfatórios. Independente da cor do mês, é sempre tempo de cuidar da saúde”, salientou.