Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Parlamentares pedem votação em regime de urgência de PL que suspende cortes de água e luz
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Parlamentares pedem votação em regime de urgência de PL que suspende cortes de água e luz

24/03/2020
bessa
Compartilhar

 
Durante a 1ª Sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (24), a maioria dos deputados estaduais subscreveu o Projeto de Lei (PL) nº 109/2020 que prevê a suspensão de cortes de serviços essenciais, por falta de pagamento, no período do Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) relacionado ao Covid-19. Na discussão, os parlamentares solicitaram, ainda, que a matéria fosse votada em regime de urgência.
Com a ampla adesão dos pares, o PL deve entrar em votação nesta quarta-feira (25), durante a Sessão virtual. Proposto pelos deputados João Luiz (Republicanos) e Josué Neto, o projeto veda a interrupção do fornecimento de água, energia, gás e tratamento de esgoto em todo o Estado, neste momento de contingência, além de proibir a majoração de preços de produtos e serviços essenciais à população.
Ao justificar a importância da propositura, João Luiz recebeu o apoio dos pares presentes, parabenizando-o pela iniciativa, juntamente ao presidente da Casa, deputado Josué Neto.
“Agradeço aos deputados pelo apoio e, principalmente, pela sensibilidade em requerer que o projeto seja votado em regime de urgência. Com isso, estamos protegendo o consumidor amazonense mais carente e que mais necessita de apoio neste momento. Estamos cumprindo o nosso papel como parlamentar, que é criar ferramentas e mecanismos para evitar maiores prejuízos à população, mediante a essa situação excepcional”, ressaltou João Luiz.
Entre os parlamentares que subscreveram a matéria, o deputado Carlinhos Bessa (PV) fez questão de ressaltar a relevância do projeto. “É um momento difícil para todos, mas temos de nos atentar ao ponto mais fraco, que é a população de baixa renda. A proposta é importante, uma vez que assegura o fornecimento dos serviços essenciais as pessoas mais carentes”, afirmou.
Para o deputado Adjuto Afonso (PP), que também subscreveu o PL, o texto deve ser aprovado nesta quarta-feira (25) por ser importante para a sociedade. “Tudo que a Assembleia fizer, neste momento de contingência, para melhorar a vida das pessoas é importante. Por isso, estamos atuando em conjunto, em prol dos amazonenses”, destacou.
O PL foi subscrito, até o início desta tarde, pelos deputados Felipe Souza (Patriotas), Alessandra Campelo (MDB), Cabo Maciel (PL), Fausto Jr (PV) e Álvaro Campelo (Progressista).
Além de propor que o débito durante as medidas restritivas não gere interrupção dos serviços, o Projeto de Lei proíbe a cobrança de juros e multa. O PL também prevê que, ao fim do período de contingência, as concessionárias de serviço público, antes de proceder a interrupção dos serviços por inadimplência anterior a março, deverão possibilitar, também, o parcelamento do débito das faturas referentes ao período de contingência.
 
Majoração de preços
 
O PL proíbe, ainda, a majoração de preços de produtos e serviços essenciais neste período de contingência relacionado ao Covid-19. Segundo João Luiz, a proposta vai coibir a prática de cobranças abusivas, já constatadas em alguns estabelecimentos de Manaus, de itens como álcool em gel, máscaras e luvas médicas. “Para evitar que outros produtos sejam majorados, propomos a manutenção dos preços praticados no mercado em 1º de março de 2020, vedando o aumento abusivo que decorre do crescimento da demanda em razão da pandemia”, informou João Luiz.
 
 
Gabinete do Deputado João Luiz (Republicanos)
Texto: Assessoria do Deputado
Jeane Glay (92) 991143368 / 31834409
Foto: Mauro Smith
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Adjuto Afonso, ALEAM, Alessandra Campelo, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Bessa, Cabo Maciel, Carlinhos Bessa, Deputada, Deputado, Estado do Amazons, Felipe Souza, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2023 12 14 at 14.26.31
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasNoticias Capa

Projeto do Delegado Péricles que isenta a taxa de renovação de CNH para idosos a partir de 70 anos agora é Lei no Amazonas

14/12/2023
WhatsApp Image 2023 10 19 at 16.18.25 1
AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
WhatsApp Image 2023 10 04 at 17.14.20
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
WhatsApp Image 2022 04 18 at 16.37.38 1024x683 1
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
02 Dep. Joao Luiz Comissao do Consumidor da Aleam realiza Praca do Consumidor em Presidente Figueiredo nesta sexta feira 8 640x380 1
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
01 ALEAM SEMANA DA SAUDE Foto Edmar Perrone Aleam 640x380 1
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus