O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) afirmou, nesta quarta-feira (29), que há demora excessiva do Governo do Estado em reagir ao avanço do coronavírus no Amazonas, principalmente no que diz respeito à necessidade de tratamento precoce. Para o parlamentar, a pandemia tem tomado proporções trágicas porque a atual gestão ignora os alertas emitidos pelo parlamento sobre a importância da ação imediata diante dos sintomas leves a fim de evitar o agravamento de casos e redução no índice de mortes.
“A Casa Legislativa já alertou ao Estado há, no mínimo, 40 dias. Há demora do governo no combate ao coronavírus. Lembro que o assunto foi destacado pelo deputado Ricardo Nicolau, que hoje adota em seu hospital protocolo que dá devida importância à doença na fase inicial como forma de prevenção de mortes. Já no nosso estado, a única coisa que ouvi até agora foi a secretária de Saúde, durante reunião virtual com deputados, que estava seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Não há planejamento sobre isso e os nossos números de pacientes graves só aumentam. Isso somada à incapacidade de atendimento nos hospitais é trágico”, criticou.
Para Péricles, o Governo do Estado não tem considerado a realidade financeira da população e os depósitos das farmácias. “O que acontece hoje é que o paciente procura uma unidade de saúde quando ainda está com sintomas leves. Não recebe a devida medicação, sai de lá sem ter como comprar o remédio e vai para casa. O resultado é o que vemos: ele volta ao hospital com sintomas muito agravados e depara com a falta de leitos e estrutura. Se tivesse sido devidamente tratado no início, isso não aconteceria”, lamentou.
Péricles criticou, ainda nessa terça-feira (28), a demora de medidas da atual gestão quanto à aquisição de respiradores adequados para pacientes em estado grave. Nenhuma aquisição foi realizada até o momento, além de 20 respiradores que são indicados apenas para transporte de pacientes em ambulâncias.
Gabinete do Deputado Delegado Péricles (PSL)
Texto: Assessoria do Deputado
Lucas Prata (92) 99246-8916
Marília Pimenta (92) 98110-1244
Foto: José Zamith