Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Outubro Verde: SES disponibiliza testagem para sífilis a servidores da saúde
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Outubro Verde: SES disponibiliza testagem para sífilis a servidores da saúde

14/10/2020
Compartilhar

 Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atende servidores da saúde até sexta-feira (16/10), no estacionamento da SES-AM

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realiza na quarta, quinta e sexta-feira (14, 15 e 16/10) uma ação de testagem para sífilis destinada aos servidores da saúde, na sede da secretaria. A atividade faz parte da programação do ‘Outubro Verde’, campanha que intensifica ações de testagem e de conscientização da população sobre o diagnóstico de sífilis.

Os testes rápidos serão oferecidos, na sede da SES, pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante das 9h às 16h. A equipe do CTA estará no estacionamento do órgão, no Aleixo, e os testes rápidos serão destinados a servidores e familiares. Ao todo, 600 testes serão realizados nos três dias, podendo ser expandidos, conforme a procura pelo exame.

A coordenadora estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, da SES-AM, Vanessa Homobono, explica que, quando o exame é positivo, o servidor é orientado e encaminhado para o tratamento, que é realizado exclusivamente na REDE municipal, nas Unidades Básicas de saúde (UBSs).

“Quais são as situações em que obrigatoriamente nós devemos procurar uma unidade de saúde e realizar o teste? Quando nós nos expomos à infecção por esses vírus, como em um acidente ocupacional que envolva material perfurocortante e sangue, sexo sem proteção. Em situações de violência sexual também é obrigatório realizar essas testagens, procurando uma unidade de saúde para realizar os testes”, alertou a coordenadora.

A sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita) e pela amamentação.

População em geral – Durante este mês, o CTA da Policlínica Gilberto Mestrinho, no Centro de Manaus, também vai intensificar suas testagens. As outras unidades que fazem testes para sífilis na REDE estadual são: Policlínica Antônio Aleixo e o Centro de Atenção Especializada a Melhor Idade (Caimi) Ada Viana.

Além das três unidades do Estado, o teste para sífilis também é realizado em qualquer UBS. “Quem PODE realizar esses testes? Jovens, adultos, mulheres grávidas obrigatoriamente têm que realizar durante o pré-natal. Então, todo e qualquer indivíduo que queira fazer o teste, o SUS é porta aberta”, acrescentou ela.

Doença – A Sífilis é uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns. Se uma mulher grávida infectada não receber tratamento precoce adequado PODE transmitir a infecção para o feto, resultando em baixo peso ao nascer, nascimento prematuro, aborto, natimorto e manifestações clínicas precoces e tardias (sífilis congênita).

A sífilis tem tratamento e PODE ser prevenida de forma simples, com o uso de preservativo, testagem regular para diagnóstico precoce e tratamento adequado em tempo oportuno.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Acidentes, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

SES-AM e Hemoam alinham estratégias para ampliar captação de doadores de sangue no estado

21/09/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 230 vagas de emprego para esta segunda-feira

21/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima faz entregas para o setor primário e social em Urucurituba

21/09/2025
Governo do Amazonas

No Dia da Árvore, Ipaam orienta empreendedores sobre manejo florestal sustentável no Amazonas

21/09/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM contempla Urucurituba com 80 kits de segurança para mototaxistas e 71 selecionados para a CNH Social

21/09/2025
Governo do Amazonas

Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer: Sejusc destaca promoção de atividades que ajudam a prevenir a doença

21/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus