15:59 – 04/03/2020
As escolas da rede estadual de Educação já podem se inscrever na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Neste ano, a primeira fase da prova ocorrerá em 26 de maio e deve ser composta por 20 questões de múltipla escolha. Já a segunda etapa, será aplicada no dia 26 de setembro, consistirá em um teste discursivo de seis questões. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer dia 8 de dezembro.
As unidades de ensino interessadas devem fazer o cadastro dos estudantes mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da OBMEP: obmep.org.br. Os alunos que desejam participar da Olimpíada precisam entrar em contato diretamente com o responsável pela mesma na escola.
A recomendação da coordenação da disputa é que as escolas evitem fazer a inscrição na última hora, uma vez que é necessário preencher a ficha de inscrição com informações detalhadas, relacionadas à documentação da instituição, quantidade de alunos por cada nível de participação, indicação de estudantes com necessidades especiais etc.
Boas colocações – De acordo com Mailson Ferreira, coordenador institucional da OBMEP no Amazonas, o Estado tem tido boas colocações a nível nacional.
“No ano passado, aumentamos o número de medalhistas de ouro na classificação nacional. Além do mais, quando o estudante se prepara para medir seus conhecimentos na Olimpíada, ele ainda melhora o seu desempenho escolar, não só em Matemática, como também em outros componentes. Por isso, é tão importante que nossas escolas façam a inscrição e incentivem os alunos a se prepararem para esse desafio”, explica.
Sobre a competição – A OBMEP envolve a participação de escolas das redes pública e privada de todo o país. Podem participar da competição, unidades municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e todo o ensino médio, sendo gratuita as inscrições para escolas públicas.
A Olimpíada é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os estudantes do 8º ou 9º ano do ensino fundamental e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.
Premiação – Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também recebem prêmios.
Preparação – A OBMEP disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Entre os materiais didáticos oferecidos pela Olimpíada estão videoaulas, banco de questões, provas de anos anteriores, simulados, apostilas e uma seção de links interessantes.
Foto: Cleudilon Passarinho
[embedded content]