O Distrito de Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré (distante 330 km de Manaus em linha reta), aguarda desde o ano de 2014 pela conclusão das obras do Serviço de Pronto Atendimento (SPA). O local é de vital importância para atender com qualidade a população daquele Distrito.
Diante do fato, o deputado Roberto Cidade (PV) apresentou um requerimento, nesta terça-feira (16), ao Governo do Amazonas e à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), solicitando a conclusão da obra.
Segundo o parlamentar, o Distrito de Matupi dispõe de apenas uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Estrutura que não supre a demanda de uma população de aproximadamente 10 mil habitantes. “O que nos faz concluir que esta obra, não finalizada, poderia desafogar a rede de saúde daquela comunidade, melhorando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde”, defendeu Cidade.
Na justificativa do pedido, Roberto Cidade, além de lembrar e agradecer todo o esforço do Governo do Estado para tentar minimizar e conter a disseminação do vírus no interior, destacou que a pandemia expôs a fragilidade do sistema de saúde no interior do Amazonas. “Muitas cidades e comunidades não conseguiram suportar o aumento exponencial de novos casos da Covid-19, somados às demandas de rotina já atendidas pelas unidades de saúde. Por isso, essa obra é de vital importância”, pontuou.
Cidade destacou ainda que o descaso de gestões anteriores com a rede de saúde pública vem de muito tempo e o SPA de Santo Antônio do Matupi está na lista do sucateamento da saúde pública no Amazonas.
Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Moara Cabral (92) 99242 – 8724
Foto: Evandro Seixas