O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) fez um apelo neste sábado (12), para que o Governo do Amazonas utilize a rede privada para realização de exames de tomografia a pacientes do Estado, já que os grandes hospitais como HPS 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo estão sem tomográfos. O pedido do parlamentar acontece após o secretário de Estado de Saúde (SES), Marcellus Campêlo, anunciar que a previsão de entrega dos equipamentos será apenas no final de setembro.
“Eu gostaria de fazer um apelo ao governador, vão para a rede privada e salvem as vidas dos nossos irmãos. Neste exato momento, estão morrendo pessoas no 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo porque não tem tomógrafos, não pode uma pessoa com derrame esperar mais de 24 horas para fazer um exame de imagem, isso é o tempo entre a vida e a morte ou sequelas irreversíveis”, pediu Wilker.
Barreto frisou, ainda, que a alternativa poderá ajudar no atendimento e tratamento de pacientes até a entrega nos tomógrafos nos hospitais do Estado. “O secretário de saúde afirmou que os tomógrafos só vão chegar no dia 29 de setembro, peço que utilizem a rede privada e salvem as vidas até normalizar os hospitais. O que não pode é o Amazonas ficar apenas com Delphina e Francisca Mendes como retaguarda para todo o Estado. Por isso, faço esse apelo ao governador”, explicou o deputado.
Na última quinta-feira (10), o deputado Wilker Barreto denunciou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que os HPS 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo estão sem aparelhos de tomografia, conforme relatos de médicos e pacientes que alegaram a falta de exames de imagem e a demora na remoção para outros hospitais.
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Wilkinson Cardoso