O deputado Dermilson Chagas (Podemos), afirmou em tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (30) que o Governo do Amazonas está escondendo os números reais de infectados e de óbitos por covid-19 no Estado. A alegação do parlamentar se deu após a Prefeitura Municipal de Manaus pedir o Lockdown, que foi imediatamente negado pelo governador Wilson Lima (PSC).
Na última segunda-feira (28), o prefeito Arthur Neto (PSDB) propôs ao governador decretar lockdown na capital, por um período mínimo de duas semanas, como alternativa para conter o avanço do coronavírus e uma possível segunda onda de casos.
Na defesa, Arthur cita que os dados da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), gestora dos cemitérios públicos de Manaus, mostram que durante o mês de agosto foram 77 mortes por Covid-19, de 867 sepultamentos e cremações realizadas; enquanto até o dia 27 deste mês de setembro já são 81, de 795 registros.
A resposta do governador veio na manhã da última terça-feira (29), descartando qualquer possibilidade de lockdown. De acordo com Wilson, a pandemia ainda preocupa, mas o cenário atual não se compara ao quadro dos meses de abril e maio, quando o estado viveu o pico da doença.
De acordo com os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), dos 137.964 casos confirmados no Amazonas até terça-feira (29/09), 50.862 são de Manaus (36,87%) e 87.102 do interior do estado (63,13%). Entre pacientes em Manaus, há o registro de 2.512 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando’ 1.523.
Desencontro
Devido ao desencontro de informações e opiniões de gestores, o deputado Dermilson pediu para que o Ministério Público do Estado (MPE) cobre do Governo do Amazonas os verdadeiros números dos casos e óbitos por covid-19 para população ter o conhecimento da verdadeira situação do Amazonas. “Sabemos que o vírus não está controlado no Amazonas, mas o povo precisa ter o conhecimento do nível de infecção. Porque uma hora o prefeito defende o lockdown, outra o governador nega. Enquanto isso, a população fica bem no meio dessa confusão, sem saber o que fazer ou em quem acreditar”, disse.
Em uma determinada fala, Dermilson acredita que os números divulgados pelo Governo do Amazonas estão sendo manipulados para convencer a sociedade. “Precisamos saber se está ou não sob controle. Porque o que vemos a realidade é outra nos hospitais públicos. Pessoas continuam se internando e continuam morrendo”, disse reforçando a atuação do MPE na busca das informações verdadeiras. “Como fiscalizador é meu dever cobrar a atuação dos órgãos de controle, porque os números divulgados pelo governo são muito contraditórios”.
Gabinete do Deputado Dermilson Chagas (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Diogo Dias (92) 98101-2940
Gabinete (92) 3183-4514 / 3304-3791
Foto: Márcio Gleyson