No Dia Mundial da Alfabetização, 8 de setembro, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) enfatizou a necessidade de priorizar as políticas de ensino infantil, reforçando as práticas de pré-alfabetização, para que os alunos comecem o ensino fundamental já habilitados na leitura e nas noções básicas de matemática. Dados do IBGE indicam que o Brasil possui 11 milhões de analfabetos, sendo a maior parte, idosos.
A deputada citou como agravante, a pandemia de Covid-19, que levou à suspensão das aulas presenciais, dificultando o ensino de crianças e jovens, sobretudo do interior do Amazonas. “Este ano de 2020 abriu uma lacuna na educação, com milhares de crianças que não voltaram para a escola, e temos que fazer um esforço para criar as condições que minimizem os impactos no ensino”, avaliou.
Como presidente da Comissão de Educação da Aleam, Therezinha Ruiz apelou aos prefeitos dos municípios, para que priorizem o ensino infantil e busquem alternativas de ampliação do acesso das crianças à educação, com professores alfabetizadores capacitados e valorizados.
“A alfabetização é um dos períodos mais importantes da formação escolar, quando se abre um horizonte de conhecimentos e de socialização das crianças, que precisam de bons profissionais, com métodos adequados, que orientem e acompanhem o seu desempenho”, observou a deputada.
A Comissão de Educação, segundo Therezinha Ruiz, está trabalhando uma proposta de incentivo à leitura voltada para as crianças, com o objetivo de minimizar o impacto causado pela suspensão das aulas.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541