Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: NIFFAM incentiva projetos na região do Alto Solimões
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

NIFFAM incentiva projetos na região do Alto Solimões

27/08/2020
Compartilhar

Ao perceber o alto fluxo de pessoas de diferentes nacionalidades e etnias que transitam pela cidade de Benjamin Constant (à 1.118 quilômetros de Manaus), a professora universitária Leonor Farias Abreu, 55 anos, decidiu criar um projeto que tem como objetivo, fazer um mapeamento desse fluxo, além de outros indicadores, para apontar quais são os principais pontos buscados e frequentados por turistas que transitam por aquele município.  

“Percebi que, em período normal, fora da pandemia, tem muito turista transitando por aqui, mas as comunidades e a cidade não aproveitam isso. São turistas que vêm de vários lugares e países, formando um fluxo bastante diverso. Então, pensei em fazer um mapeamento para identificar as potencialidades turísticas da cidade”, explica a pesquisadora.

Há poucos meses morando em Benjamin Constant depois de ser aprovada em concurso para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Leonor, que também é formada em Economia, revela que sempre se interessou muito pela área do turismo e empreendedorismo e que isso pode ajudar no projeto para o desenvolvimento econômico da cidade.

“Eu sempre notei que o turista quando vem para o interior do Amazonas, ele não quer um conforto e nem o luxo de um resort cinco estrelas. Ele quer conhecer as peculiaridades e o modo de vida daquela região. Logo, mesmo que municípios como Benjamin Constant, que não se enquadram em uma categoria de cidade turística, pode ter um grande potencial muito forte se for trabalhado, por exemplo, com o conceito de turismo itinerante”, analisa a pesquisadora.

Alguns dos potenciais pontos turísticos de Benjamin Constant apontados por Leonor, são: o porto da cidade, a feira municipal, um hotel particular que possui um viveiro de peixes em meio a chalés, as comunidades de produtores rurais, as associações de artesanato, além do Museu Maguta – que é primeiro museu indígena do Brasil. “A ideia é mapear aquilo que é interessante e que possa atrair o interesse dos turistas. Depois desse mapeamento, o próximo passo será trabalhar com o poder público para organizar de que forma seria o funcionamento dessa rede”, revela Leonor Abreu.

O projeto da professora recebe o título de: “Rede Logística para Atividade Turística em Área de Fronteira na Amazônia: um estudo estratégico para viabilidade socioeconômica no município de Benjamin Constant-Amazonas”.

Painter

Assim como Leonor, outros nove pesquisadores da região do Alto Solimões que fazem parte da rede de apoio ao Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões, tiveram suas propostas selecionadas pelo Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e que conta com o apoio técnico da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti).

Durante o processo de construção das propostas científicas, os pesquisadores receberam mentoria da equipe técnica do Núcleo para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Amazonas (Niffam) que está sob a coordenação da Secti.

“São projetos incríveis e que abordam temas que vão desde a questão cultural, relacionada ao conflito de idiomas com a dimensão sociolinguística da região, até a viabilização do primeiro centro de conservação de germoplasma e implantação do espaço científico cultural do Alto Solimões. Todas as propostas estão em consonância com os objetivos do Niffam que tem por finalidade fortalecer as potencialidades, estimular o desenvolvimento socioeconômico, além de fomentar o sistema de CT&I na região do Alto Solimões”, destaca a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Tatiana Schor.

Os pesquisadores aprovados pelo Painter e que fazem parte rede que dá suporte para o Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões, estão baseados nas Universidades do Estado do Amazonas (UEA – Tabatinga) e na Federal do Amazonas (Ufam – Benjamin Constant) e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam – Tabatinga).

“Nossa ideia é pensar o interior do Amazonas abordando narrativas que venham nortear as políticas públicas sustentáveis, além de fortalecer a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, trazendo o desenvolvimento sociobioeconômico para a região do Alto Solimões”, reforça Tatiana Schor.

Instituto de Natureza e Cultura

O diretor do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Ufam em Benjamim Constant, José de Ribamar da Silva Nunes, salienta que os projetos aprovados pelo Painter no Alto Solimões, podem beneficiar a região em diversas áreas.

“São temáticas importantes para o desenvolvimento social da população local. Temos projetos que atendem a questão da biodiversidade, das redes de comercialização e de feiras e mercados na faixa de fronteira (Brasil, Peru e Colômbia). Alguns dos temas ainda não foram estudados profundamente e, com certeza, esses projetos trarão benefícios para a população local”, declara.

Para o professor do curso de Geografia da UEA de Tabatinga, Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês, 31 anos, que possui doutorado em Biotecnologia, a aprovação de seu projeto que recebe o nome de: “Cadeias produtivas sustentadas e sustentáveis: um diagnósticos da cesta frutífera da agricultura familiar do Alto Solimões”; diz que seu estudo tem como propósito principal, a identificação dos principais produtos frutíferos do Alto Solimões.

“Nossa ideia com o projeto é dar continuidade à pesquisa feita anteriormente sobre os açaí e o mapati quando identificamos que eles não são os principais produtos da região. Por isso, com essa nova proposta, vamos fazer um levantamento identificando os principais produtos frutíferos do Alto Solimões e, a partir daí, descobrir se esses frutos têm um mercado interno somente no Alto Solimões ou um mercado externo, em cidades da tríplice fronteira, como: Leticia, Iquitos, entre outras”, explica Máximo.

Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões

O Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões é um projeto do Niffam que tem, entre outros objetivos, qualificar e capacitar recursos humanos por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, criando condições de fixação de capital humano na região, além de promover a geração de ocupação e renda por meio de empreendimentos de base científica e tecnológica, agregando impacto social e ambiental positivo.

O projeto faz parte do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Amazonas e também de uma iniciativa em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), por meio das Rotas da Biodiversidade (Polo Bioamazonas) e da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF).

O diretor do INC da Ufam Benjamin Constant, Ribamar Nunes aponta que o apoio da equipe técnica da Secti, por meio do Niffam, foi de extrema importância para o embasamento das propostas submetidas ao Painter que tiveram como foco o Parque.

“Todos os projetos foram focados no Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões. Para isso, criamos uma rede de pesquisadores para o fortalecimento da ciência na região e recebemos o apoio total da Secti no sentido de articular com outros cientistas, no levantamento das temáticas, além de auxiliar na qualidade das propostas”, esclarece Ribamar. 

Outro projeto aprovado foi o “Centro de conservação de germoplasma e implantação do espaço científico e cultural da tríplice fronteira, Alto Solimões – Amazonas”, que tem como coordenadora, a professora Taciana de Carvalho Coutinho, da Ufam de Benjamin Constant.

 

“Como professora pesquisadora da região, pude vislumbrar um processo evolutivo do olhar das instituições de fomento para a necessidade da interiorização da pesquisa, a partir do lançamento de um edital exclusivo para os municípios do interior. As discussões realizadas em torno de uma agenda do Governo do Estado, nos possibilitou a construção de um macro projeto de mapeamento das cadeias produtivas locais”, revela Taciana ao reforçar que o Painter auxiliar “na construção da carteira de projetos de ensino/pesquisa para a formação dos jovens universitários e empreendedores”.

 

Niffam

O coordenador do Niffam, Thiago Franco, destaca que as propostas selecionadas no Painter tiveram o incentivo e oferta de suporte junto aos técnicos do Núcleo.

“Existe um movimento de base e planejamento para implantar o Parque Cientifico Tecnológico do Alto Solimões, bem como, uma rede de CT&I local de pesquisadores, em parceria com as instituições UEA, Ufam e Ifam, onde se propõem debates e discussões que giram em torno do Parque. Os debates se transformaram em projetos que foram submetidos ao edital do Painter, ocasião na qual foi possível apoiar e oferecer suporte para essas propostas”, acrescenta Thiago.

Os projetos dos pesquisadores da rede de CT&I do Alto Solimões que foram selecionados pelo Painter, são:

– Centro de conservação de germoplasma e implantação do espaço científico e cultural da tríplice fronteira, Alto Solimões (coordenadora: Taciana de Carvalho, Ufam – Benjamin Constant);

– Redes de Valor na Amazônia (PROVALOR): a cadeia de valor da castanha do Brasil no interior do Amazonas (coordenador: Pedro Mariosa – Ufam);

– Educação de jovens e adultos com povos do campo, das águas e da floresta: Territorialidades, políticas e práticas no Alto Solimões/AM (coordenadora:  Jarliane da Silva Ferreira);

– O fazer pedagógico de professores indígenas: evidenciando as ‘práticas invisíveis’ em comunidades no Alto Solimões – AM (coordenador: Jorge Luís de Freitas Lima);

– Línguas indígenas, Português e Espanhol: A dimensão sociolinguística desse contato/conflito na faixa de fronteira (coordenadora: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio);

– Cadeias produtivas sustentadas e sustentáveis: um diagnósticos da cesta frutífera da agricultura familiar do Alto Solimões (coordenador: Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês – UEA Tabatinga);

– Redes de comercialização e abastecimento: feiras e mercados na faixa de fronteira – Brasil, Peru e Colômbia (coordenadora: Antônia Ivanilce Castro da Silva, Ufam – Benjamin Constant);

– Rede Logística para Atividade Turística em Área de Fronteira na Amazônia: um estudo estratégico para viabilidade socioeconômica no município de Benjamin Constant-AM (coordenadora: Leonor Farias Abreu);

– Plano de Implantação e Operação de uma Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis no Município de Tabatinga-AM (coordenador: Marxer Antônio Colares Batista, Ifam – Tabatinga).

 

 

 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Benjamin Constant, Economia, Educação, Empreendedorismo, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, SEPLANCTI, Tabatinga
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEDECTI DialogosBioeconomia BrunoLeao 1 1 300x200 1
SEPLANCTI

Novas etapas dos Diálogos de Bioeconomia ocorrem em Parintins, Nhamundá e Barreirinha

05/06/2025
SEDECTI ReuniaodoNiffam JeibiMedeiros CisneaMenezes ViniciusBraga 1 300x200 1
SEPLANCTI

Colegiado do Niffam debate novas ações na fronteira em sua 33ª Reunião Ordinária

03/06/2025
IMG 8386 2 240x300 1
SEPLANCTI

Projeto de criação de geoparque no Amazonas é debatido durante a 141ª reunião da Câmara Setorial do Turismo

02/06/2025
Sedecti Workshop LucilaRodrigues 01 300x200 1
SEPLANCTI

Sedecti promove workshop Investe Mais Estados com apoio da Apex Brasil e BID

30/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 30 at 124855 300x225 1
SEPLANCTI

Sedecti realiza etapas dos Diálogos da Bioeconomia em Nova Olinda do Norte e Autazes

30/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 29 at 103216 1 225x300 1
SEPLANCTI

Moradores de Carauari, Silves e São Sebastião do Uatumã participam dos Diálogos sobre Bioeconomia

29/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus