Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Na FCecon, 91 mulheres se dedicam à pesquisa científica
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Na FCecon, 91 mulheres se dedicam à pesquisa científica

14/02/2020
Compartilhar

16:57 – 14/02/2020
FOTOS: Rhyvia Araújo/FCecon
DIA INTERNACIONAL DE MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA
Na FCecon, 91 mulheres se dedicam à pesquisa científica 
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) conta atualmente com 91 mulheres cadastradas no Departamento de ensino e Pesquisa (DEP), que se dedicam à pesquisa científica. Todavia, segundo a pesquisadora da unidade hospitalar, Lia Mizobe, por muito tempo a ciência era quase que exclusiva do sexo masculino.
Doutora em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP) e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/FCecon), Mizobe destaca que datas como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado na última terça-feira (11/02), têm contribuído para incentivar o acesso e a participação dessas mulheres e meninas que desejam iniciar a carreira científica.
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi aprovado pela Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de dezembro de 2015, para promover o acesso integral e igualitário de mulheres e meninas na ciência. As ações são lideradas pela Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela ONU Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil.
Participação das mulheres – Hoje as mulheres têm ocupado postos importantes e de destaque na área científica, pontua Mizobe, assinalando que na FCecon há mulheres doutoras, mestras e estudantes de iniciação científica, além de mulheres ocupando cargos de direção. “Há números que demonstram o crescimento da participação feminina. No Brasil, 72% dos artigos científicos são assinados pelas mulheres, seja como coautora ou autora principal, conforme a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI)”, ressalta.
Mizobe aponta que a direção do DEP é ocupada por uma mulher – Kátia Luz Torres, que é doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). E observa que pela primeira vez na FCecon foi ofertado, por meio de concurso público, o cargo de pesquisador, sendo que quatro mulheres foram aprovadas para exercerem, exclusivamente, atividades relacionadas à pesquisa e ao ensino.
Desafios – Os desafios da pesquisa na unidade hospitalar, segundo Mizobe, envolvem a aquisição de mais verbas para compra de material de laboratório e de alguns equipamentos. Ela lembra também que a publicação dos resultados das pesquisas científicas e, assim, implantar melhores protocolos de atendimentos aos pacientes tem sido um estímulo.
Mulheres na ciência – Mayse de Jesus Nascimento Monteiro, de 52 anos, é uma das 91 mulheres na FCecon que divide parte de seu tempo entre a assistência à saúde e a pesquisa científica. Enfermeira formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em saúde Pública e em Epidemiologia, há nove anos trabalha na unidade hospitalar. Ela conta que já trabalhou como gerente do Ambulatório (2013 a 2016) e atualmente atua no 8º andar do hospital.
De acordo com Monteiro, o mundo acadêmico e científico foi lhe apresentado por outra mulher: sua mãe, que foi professora e diretora de escola pública quando o Estado de Tocantins ainda era território. “Sempre tive o sonho de enveredar por esse caminho e, graças ao exemplo, atualmente faço mestrado em ciências Aplicadas em Dermatologia. Trata-se de uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação Alfredo da Matta (Fuam)”, comemora.
Com o título “Avaliação de Contatos de Hanseníase examinados na Fundação Alfredo da Matta no período da Coorte de 2015 a 2017, o projeto visa avaliar se a parceria com a Secretaria Municipal de saúde (Semsa) melhorou os exames dos contatos de hanseníase, tendo como base os protocolos e diretrizes do Ministério da saúde (MS).
Começo – Quando iniciou a graduação em 1985, lamenta Monteiro, não havia tanto incentivo à pesquisa científica, diferentemente de hoje. Segundo ela, atualmente há, por exemplo, o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FCecon) voltado à inserção de jovens na ciência.
“São apresentados trabalhos promissores e com rigor científico, como na área de odontologia com a aplicação de laser na diminuição de inflamações na mucosa da boca”, parabeniza.
Liberdade – Segundo a enfermeira, há liberdade para realizar pesquisa científica na unidade hospitalar, e os resultados de muitos dos trabalhos são voltados a melhorar a assistência à saúde do paciente. “Há o diálogo entre a pesquisa científica e os serviços ofertados à população”, frisa.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Programa de Aquisição de Alimentos compra 686.611 quilos e atende 47.074 famílias no Amazonas em 2025

23/12/2025
Governo do Amazonas

Operação na Base Arpão 2 resulta em apreensão de 15 quilos e prisão por tráfico de drogas após abordagem a embarcação

23/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas encerra Natal Itinerante com distribuição de 1,5 mil brinquedos em Iranduba

23/12/2025
Governo do Amazonas

FVS-RCP orienta sobre alimentação equilibrada e segurança alimentar durante festas de fim de ano

23/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e inaugura sistema viário e iluminação em Janauari

23/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED

23/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus