A recuperação da estrada BR-319, anunciada pelo governo federal e, mais uma vez, o reajuste da tarifa de energia elétrica e os problemas nos hospitais da capital foram os assuntos levados a debate por alguns deputados estaduais, na manhã desta terça-feira (22), durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O deputado Serafim Corrêa (PSB) abriu os pronunciamentos, repercutindo matérias de jornais sobre a rodovia BR-319 e fez um apanhado histórico de sua existência. O parlamentar disse que finalmente foi encontrado um ponto de equilíbrio, com a reconstrução de uma estrada que seja ambientalmente correta, com passagens para os animais atravessarem. Serafim também falou dos 30 anos de fundação do Sistema Único de Saúde (SUS) e disse que tem certeza de que é importante dar condições de funcionamento ao sistema que tanto fez aos brasileiros. Adjuto Afonso (PDT) se juntou ao deputado Serafim Correa e também comentou sobre a BR-319 e sua importância para a região que compreende os municípios de Humaitá e Lábrea.
Wilker Barreto (Podemos) denunciou a falta de equipamentos hospitalares de tomografia nos Pronto Socorros João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo. “Fiz um apelo à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que utilizassem os equipamentos da rede privada enquanto não chegam os tomógrafos que irão ser utilizados na rede pública. Nesse fim de semana recebemos a denúncia de que não havia equipamentos para atender as solicitações de exames em 23 pacientes com derrame, politraumatismo e traumatismo craniano”, relatou.
O deputado João Luiz (Republicanos) falou sobre a Audiência Pública ocorrida na Aleam sobre o reajuste da tarifa de energia elétrica pela Amazonas Energia. “Depois de nossa Audiência Pública, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou alguns estudos afirmando de que, provavelmente, haverá um novo aumento. Solicitamos uma reunião dia 30 de setembro com o diretor-presidente da Aneel pois nenhum aumento é aceitável nesse momento, um presente de Natal antecipado, vai se tornar um efeito dominó, porque o aumento da tarifa será repassado ao consumidor. Queremos que esse reajuste seja somente efetivado ano que vem”, alertou.
A líder do governo na Aleam, deputada Joana Darc (PL) repercutiu o Dia da Árvore e também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorados todo 21 de setembro. A parlamentar fez um apanhado das Leis de sua autoria que garantem direitos às pessoas com deficiência e síndrome de Down. “É uma semana de luta, de trazer visibilidade para causa”, defendeu.
Nos trabalhos administrativos, a Mesa Diretora da Aleam recebeu 38 requerimentos, que serão distribuídos aos destinatários, 13 Projetos de Lei e um de Resolução Legislativa, que irão às Comissões Técnicas para análise.
Diretoria de Comunicação
Texto: Alessandro Cavalcante
Foto: Danilo Mello