Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Municípios do Amazonas terão mapas de alta resolução para monitoramento de cheia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Municípios do Amazonas terão mapas de alta resolução para monitoramento de cheia

15/01/2020
72 500x375 1 1
Compartilhar

15:32 – 15/01/2020
FOTOS: Divulgação/Sema
Parceria entre Sema, CPRM e Defesa Civil do estado visa aperfeiçoar coleta de dados e emissão dos sinais de alerta
O monitoramento do nível dos rios do Amazonas passará a ser feito com auxílio de mapas de altíssima resolução, a partir de 2020. A iniciativa, proposta pela Agência Nacional de Águas (ANA), e realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Defesa Civil do Amazonas, visa tornar mais precisa a identificação das áreas afetadas para otimizar a emissão dos sinais de atenção, alerta e emergência nos municípios do estado.
O mapa, elaborado a partir do uso de drone e GPS de altíssima precisão, conterá informações de relevo e das zonas de risco que são propícias a alagações. A primeira cidade a receber a carta é o município de Humaitá. As equipes da Sema, CPRM e Defesa Civil estiveram in loco, entre os dias 02 e 08 de dezembro de 2019, para fazer o mapeamento no perímetro urbano do município. As próximas cidades a serem mapeadas são Eirunepé, Tabatinga, Coari, Lábrea, Canutama, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Itacoatiara e Parintins.
Os boletins hidrometeorológicos elaborados diariamente pela Sema e demais organizações poderão utilizar os mapas para auxiliar no monitoramento das cotas de referência dos municípios. A proposta é que o mapeamento de alta resolução nas 10 cidades do Amazonas se some ao monitoramento realizado pelo CPRM em 16 municípios do estado. Com o cruzamento dos dados, será possível gerar informações mais precisas e prever quais pontos da cidade devem ser afetados por inundações.
De acordo com o engenheiro ambiental e assessor de Recursos Hídricos da Sema, Maycon Castro,  a ação permite uma maior atuação estratégica dos órgãos. “Por meio do monitoramento hidrológico e do mapeamento da região urbana das cidades, nós conseguimos criar cartas (mapas) de altíssima resolução espacial, graças ao uso dos drones e GPS. Com isso, sabemos quais são as ruas que irão inundar primeiro e, dependendo da variação de cota, emitir alertas”, explicou.
O trabalho realizado em conjunto faz parte do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), firmado pela ANA com o Governo do Amazonas.
Mapeamento de risco –  A Bacia do Rio Amazonas é mapeada com o intuito de prevenir eventos críticos no estado, como secas e cheias. Atualmente, os boletins de monitoramento hidrometeorológico da região são feitos e operados pelo CPRM e Governo do Estado, por meio da Sema.
Os sistemas de alerta hidrológico têm o apoio da ANA, com utilização de recursos para operação das estações telemétricas que compõem os sistemas e também fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR).

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Barcelos, Canutama, Coari, Eirunepé, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Meio Ambiente, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tecnologia
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2025 06 04 at 133443 1024x682 1
Governo do Amazonas

Consumo de gás natural no Amazonas cresce na indústria e no comércio

04/06/2025
Educacao Mostra Socioambiental Ondina de Paula Foto Euzivaldo Queiroz 1024x682 1
Governo do Amazonas

Escola Estadual Professor Ondina de Paula realiza mostra socioambiental em alusão a Semana do Meio Ambiente

04/06/2025
SEPROR ENTREGA PAA PRESIDENTE FIGUEIREDO FOTO DIVULGACAO 3 1024x768 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas adquire alimentos de agricultores familiares de Presidente Figueiredo

04/06/2025
cultura in concert tenor Miqueias William foto Divulgacao 2 1024x682 1
Governo do Amazonas

Espetáculo ‘In Concert’ celebra o amor com música clássica no Teatro Amazonas

04/06/2025
AprovENS curso pre vestibular presencial da UEA 1 2 1024x684 1
Governo do Amazonas

AprovENS, curso pré-vestibular da UEA, divulga 52 vagas remanescentes para aulas presenciais

04/06/2025
Educacao OBMEP Alunos Foto Euzivaldo Queiroz 2 1 1024x768 1
Governo do Amazonas

Semana do Meio Ambiente: UEA terá diversas ações na feira integrada Eco Amazônia

04/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus