Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Mudança para placa Mercosul não é obrigatória para todos os veículos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas

Mudança para placa Mercosul não é obrigatória para todos os veículos

24/01/2020
AAB 0395
Compartilhar

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM) esclarece que o prazo de 31 de janeiro para implantação da Placa Mercosul, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não obriga todos proprietários de veículos a trocarem para o novo modelo de imediato, com exceção de casos específicos. O prazo refere-se aos Detrans que ainda não aderiram ao novo modelo de placa. O Detran Amazonas adota o novo modelo desde dezembro de 2018.
A troca da placa é obrigatória para os veículos novos no primeiro emplacamento,  mudança para outro município ou estado e alteração de categoria. Também é obrigatória a placa em caso de roubo, furto, dano ou extravio.
O diretor-técnico do Detran-AM, Amurinê Tomaz, tranquiliza a população com relação à troca para o novo modelo. “É importante frisar que o Amazonas já trabalha com o sistema de padrão de placa Mercosul desde dezembro de 2018. A medida que passa a valer agora no dia 31 de janeiro é para que os Detrans que ainda não estão com o novo sistema em uso se adequem”, reforça.
Mercosul – Desde dezembro de 2018, o Detran-AM adota o modelo de placa padrão Mercosul. No Amazonas, desde a implantação até hoje, 138.576 veículos já adotaram ao novo modelo. A nova placa tem fundo branco, quatro letras e três números, dispostos de maneira aleatória.
A cor da combinação alfanumérica indica a categoria do veículo. A cor preta é para carros particulares. A vermelha é para táxis, veículos comerciais e de aprendizagem (autoescola). Azul é para carros oficiais e a verde para os de teste. O tom dourado identifica carros diplomáticos e o prateado, modelos de coleção. A nova placa tem o mesmo tamanho da cinza.
Todos os veículos devem ser identificados externamente com as placas na dianteira e na traseira. Com exceção para os veículos de duas e três rodas que são identificados apenas pela placa traseira.
FOTOS: Arquivo/Detran-AM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Detran Amazônas, Estado do Amazonas, Furto, Mobilidade, Polícia, Trânsito, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

diretor presidente Detran AM Wendell Waughan 2 y15ZN1
Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas

Detran Amazonas inicia revitalização do centro de exames da categoria ‘A’

14/11/2024
Operacao Carga Pesada Detran AM 1 scaled VTNeLa
Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas

Operação Carga Pesada: Detran-AM autua mais de 2 mil caminhões por oferecer risco de acidentes de trânsito

14/11/2024
detran maues 6 xwDQ0g
Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas

Detran-AM: Fiscalização de Trânsito aborda mais de 36 mil veículos em dez meses

07/11/2024
Fiscalizacao Detran AM 3 X1faIN
Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas

Fiscalização: Detran-AM remove 139 motocicletas por perturbação da ordem pública e ‘rolezinhos’

04/11/2024
FOTOS DivulgacaoDetran AM 1 6qDuII
Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas

Detran-AM: Idosos e PcDs têm opção de obter credencial de estacionamento por meio de aplicativo

30/10/2024
Entrega CNH Social Tiago Correa UEGP scaled 1sQLWk
Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas

Governo Presente: Detran-AM realiza a entrega de 50 CNHs e 48 certificados emitidos pela Eptran

21/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus